Prefeito confirma Adriana Vettorello como nova secretária de Educação de Lajeado

Diretora de escola do Bairro Universitário já participou da reunião dos secretários municipais desta sexta e tomará posse na segunda


0
Nova secretária na sede da pasta da Educação de Lajeado (Foto: Pietra Darde / Divulgação)

Conforme adiantado pela Rádio Independente na última sexta-feira (2), a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitus André Mörschbacher, do Bairro Universitário, Adriana Vettorello é a nova secretária de Educação de Lajeado. A confirmação foi feita pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, em entrevista à Rádio Independente na manhã desta sexta-feira (9).


ouça a entrevista

 


Após ter iniciado o processo de transição ao longo da semana, Adriana já participou da reunião semanal dos secretários municipais de Lajeado nesta sexta-feira e tomará posse, de forma oficial, na próxima segunda (12). Ela será a substituta de Vera Plein, que foi desligada da Administração Municipal no dia 1º de julho e que, até aqui, foi a única titular da pasta desde o início da primeira gestão de Caumo, em 2017.

Adriana Vettorello (Foto: Pietra Darde / Divulgação)

Adriana atua há 27 anos no magistério e desde 1994 faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Lajeado. A nova secretária municipal esteve à frente da coordenação de duas escolas de Forquetinha, na década de 1990 – quando o município vizinho ainda pertencia a Lajeado – foi diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Bento, do Bairro São Bento, de 2001 a 2013, atuou como professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, do Bairro Moinhos D’Água, e desde 2016 vem ocupando o cargo de diretora da Vitus Mörschbacher. Na primeira oportunidade ela foi indicada ao cargo e nas duas últimas venceu as eleições.

Natural de Lajeado, Adriana tem 53 anos e reside no município. Formou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Taquari (Univates, na época Fates) e tem pós-graduação em Leitura e Ensino Básico pela mesma instituição e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Adriana diz estar feliz e ansiosa. “Estou dividida entre dois sentimentos: felicidade pelo reconhecimento e confiança no meu trabalho, e acima de tudo um voto de credibilidade aos professores municipais, mas também ansiedade porque é um grande desafio estar à frente da Educação. A Educação impacta diretamente na vida das famílias e de toda a comunidade. Minha experiência na rede me permite conhecer o dia a dia das escolas e dar continuidade aos bons projetos que vem sendo desenvolvidos, bem como me colocar como parceira e facilitadora da Educação Municipal de Lajeado.  Acredito que a educação é um “poder saber” e um “saber fazer” e este movimento é primordial para uma escola comprometida com a construção de uma sociedade sadia, democrática, com formação para a cidadania. Uma escola que entenda o aluno como ser integral. E que, ao mesmo tempo, possa trabalhar a relação escola-aluno-família, e nesse contexto pautar as suas ações”, relata Adriana.

Com a nova titular da pasta, o prefeito Marcelo Caumo busca uma maior aproximação da secretaria com as direções das escolas e os professores. “A Adriana é uma professora da rede e nós entendemos como importante, nesse momento ter alguém da rede pra buscar o desenvolvimento de outras potencialidades que a educação de Lajeado fornece. Uma aproximação maior com as direções, com a vivência particular, principalmente para enfrentar este grande desafio, que é o período pós-pandemia”, cita.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui