Aprovada lei que permite contratação de meteorologista para Estrela

Profissionalização do setor se tornou mais necessária e urgente em função dos últimos acontecimentos climáticos


0
Últimos eventos climáticos ressaltam necessidade de profissional da área meteorológica (Foto: Giovane Souza/Prefeitura de Estrela/Divulgação)

O governo de Estrela acelerou os trâmites para a contratação de meteorologista para integrar a equipe da Sala de Situação e prestar serviços para a Defesa Civil, como também às áreas do Meio Ambiente e Agricultura. Em caráter de urgência, o Projeto de Lei 060-04/2024 foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. O concurso para a contratação do profissional deve ter suas regras e datas homologadas nos próximos dias.

O profissional, que como exigência deverá ter formação superior completa em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas, com registro no conselho competente, será responsável por análises e estudos que visem a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em situações de Defesa Civil. As atividades incluem atender ocorrências catalogadas pela Codificação Brasileira de Desastres, colaborar com outros órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e executar ações operacionais conforme diretrizes das áreas competentes envolvidas.

Necessidades reais e comprovadas

A exigência de formação na área permitirá à Defesa Civil de Estrela contar com servidor para elaborar planos de contingência, emitir alertas precoces e implementar medidas preventivas que possam mitigar os impactos dos desastres naturais, tanto humanos como em bens materiais e públicos. A inclusão do meteorologista no quadro de Agentes da Defesa Civil também contribuirá para o desenvolvimento de uma estrutura mais robusta. Em conjunto com os demais profissionais do setor, poderão garantir, em caso de eventos climáticos mais extremos, uma resposta mais rápida à população. AI/FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui