Valdecir Folador em entrevista no Programa Realidade com Lauro Schmitt. (Foto: Chanderley Soares)

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (09) o projeto que reduz a base de cálculo de ICMS nas saídas de suínos vivos para outros Estados.

A alíquota aplicada nas vendas por parte dos produtores independentes passou de 12% para 6%. O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, a Acsurs, Valdecir Folador, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale AM 820.


ouça a entrevista


Ele explicou que até 5% da produção é encaminhada para outros estados, principalmente para Santa Catarina e Paraná. Isso representa a manutenção de 2.500 pessoas na atividade da suinocultura.

Uma emenda também foi aprovada e indica o período retroativo à 1º de janeiro de 2017. Valdecir Folador cita que muitos produtores ficarão com crédito junto ao Governo do Estado, mas ainda não soube informar a maneira de compensação.

O presidente da Acsurs comemorou a conquista do setor. Ele acredita que a economia que os produtores farão com a redução do imposto viabilizará maiores investimentos nas propriedades.

Atualmente, 23% dos produtores de suínos do Rio Grande do Sul não são integrados. A produção total destes agricultores chega a um milhão e 300 animais. Cerca de 370 mil são encaminhados para outros Estados. O restante é absorvido pelo mercado gaúcho. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui