A Rádio Independente chega aos seus 66 anos mais forte do que nunca. Ao longo de sua história passou por inúmeras transformações para adaptar-se às novas exigências do mercado no âmbito tecnológico e de conteúdo. O surgimento da TV provocou a primeira grande reformulação do veículo conhecido como “amigo do ouvinte”. Pessimistas chegaram a profetizar o fim do rádio.

Anos se passaram, o rádio se reinventou e passou a coexistir com a TV. Eis que na década de 1990 uma nova mídia começa a surgir. A internet quebra todos os paradigmas dos veículos tradicionais e potencializa a publicização de conteúdos como nunca visto antes.

Agora as informações não estão limitadas por tempo de programação ou espaço em páginas de jornais e revistas. Além disso, o ambiente virtual viabiliza a junção de todas as mídias em um só lugar. A memória da rede ainda possibilita que o ouvinte que não acompanhou a notícia no momento que foi veiculada possa acessá-la no site da emissora.

A diversidade é a marca desta nova era da comunicação. A segmentação do público impacta os critérios de noticiabilidade, cria novas editorias e resinifica os modos de fazer. Atento a estas mudanças que o rádio mais uma vez se coloca como um veículo maleável que se adapta as novas demandas da sociedade.
Neste sentido que ouvintes e internautas confundem-se no consumo de notícias. Ambos constituem-se no público que interage, produz e compartilha conteúdos. E é pensando nestes receptores que o site do Grupo Independente muda mais uma vez.

Assim como tudo começou com a Rádio Independente em 1951, o portal da emissora “mãe” será o primeiro a ingressar em sua nova fase. Muito em breve os sites da Tropical FM e da Rádio do Vale AM 820 passarão a integrar esse organismo chamado Grupo Independente.
Os novos sítios virtuais das emissoras do GI seguirão o mesmo padrão dos novos tempos. Será possível acessar os portais de forma agradável e dinâmica de qualquer tela, do smartphone à smart TV.

Esteticamente foram implementadas significativas mudanças. Os conteúdos foram reorganizados e editorias foram criadas. Tudo isso com o objetivo de destacar os conteúdos mais relevantes. Além disso o portal passa a ser controlado pela equipe interna de web podendo sofrer modificações conforme a demanda do dia.

Com a troca do servidor de hospedagem, foi resolvido o problema do trafego de internautas no site, ou seja, os acessos passam a ser ilimitados. Contamos agora com novos sistemas de medição de audiência que possibilitam traçar diferentes perfis dos internautas que acessam os portais. Através do formato de newsletter, as pessoas que se cadastrarem receberão via e-mail as principais notícias das emissoras.

A partir destas modificações que o portal de notícias se constitui em um novo e importante produto do Grupo Independente. Diversas empresas que investem em Marketing Digital terão no nosso site mais uma opção de atingirem o público desejado.

Os formatos de anúncios são padronizados conforme os padrões utilizados na internet, ou seja, o site estará adequado aos modelos dos grandes portais da web. O empresário do Vale do Taquari também poderá expor sua marca nestes novos espaços que se abrem para comercialização do site do GI.

Assim, o slogan “aqui se faz rádio” já não consegue dar conta do tamanho do Grupo Independente. Sem jamais perder a essência sonora, a produção de conteúdo tornou-se o grande produto da empresa. O formato no qual ele será disponibilizado é que muda conforme o interesse do público.

Por Nícolas Horn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui