Região de Lajeado recebe o primeiro aviso no sistema 3As

Vale do Taquari tem apenas três leitos de UTI livres e precisa redobrar a atenção para o quadro da pandemia


0
Rua Julio de Castilhos, no Centro de Lajeado, durante a pandemia (Foto: Arquivo / Natalia Ribeiro)

A região de Lajeado recebeu o seu primeiro aviso dentro do novo sistema de monitoramento da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. Desta forma, a região de Canoas passa a ser a única das 21 regiões covid a não ter recebido aviso. A notificação foi feita pelo gabinete de Crise nesta quarta-feira (2). Outras 13 regiões já receberam o alerta, incluindo Santa Cruz, que foi notificada nesta quarta.

Quando quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um Aviso para a equipe técnica da região. A partir daí, a região deverá redobrar a atenção para o quadro da pandemia.
O aviso é a primeira notificação do sistema 3As, depois vem o Alerta e, por último a Ação, quando a região terá 8 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar uma proposta de ações a serem tomadas. Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

Segundo o Sistema 3As a região de Lajeado tinha, nesta quarta-feira (2) apenas três leitos dos seus 65 leitos de UTI livres, com ocupação de 95,4%. A região já teve 752 óbitos por Covid-19 e a vacinação em segunda dose está em 14,8% da população.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui