Arroio do Meio apresenta roteiros e vistas de cartão-postal

Roteiros, histórias, lazer e belas paisagens encantam quem chega à Pérola do Vale


0
Ponte de Ferro sobre o Rio Forqueta foi construída em 1939 (Foto: Alício de Assunção)

A Pérola do Vale que hoje comemora 87 anos de emancipação reserva belos cenários na cidade e interior. No centro, a Praça Flores da Cunha e a rua coberta são palcos de eventos o ano todo. Do outro lado da rua, está situada a Casa do Museu.

A Casa que abriga o Museu foi erguida em 1918 e serviu como consultório e residência do médico alemão Ernesto Von Heckel. Em 1951, o imóvel foi adquirido pelo Poder Público para abrigar a Prefeitura Municipal, que funcionou entre os anos de 1952 e 1974. Em 2002 o prédio foi tombado, como patrimônio histórico e cultural do município, visando sua preservação.


ouça a reportagem 


 

O museu ocupa três salas no andar térreo, para exposições temporárias de curta e média duração, e uma sala de exposição permanente no subsolo, preservando a história do Cine Teatro Real. Além disso, a instituição conta com espaços destinados à Reserva Técnica, Sala de Restauro e Higienização, Almoxarifado e Sala de Oficinas. Já o Parque Pérola do Vale é o espaço para caminhadas em área verde.

No interior, o Morro Gaúcho com seus 559 metros de altitude, oferece uma vista de cartão postal, formado pelo Rio Taquari e as cidades de Lajeado, Colinas e Roca Sales. É ideal para a prática de paraglider, escaladas, ciclismo e trekking. No Morro São José, há opção de hotelaria e gastronomia além de vistas panorâmicas da cidade de Arroio do Meio. Nos limites com Lajeado, sobre o Rio Forqueta, está a lendária ponte de ferro construída em 1939, hoje um patrimônio histórico regional.

O roteiro turístico Caminhos da Forqueta oferece visitação a igrejas, entre elas a histórica igreja de pedra, museu, apiário, alambique, café colonial, restaurante, colha e pague, hortas orgânicas, relógio de chás, trilhas e mirantes. Sobre a Igreja de Pedra da Comunidade Luterana da IECLB de Forqueta, destaca-se que foi inaugurada em 1953, resultado de um trabalho voluntário da comunidade do Distrito de Forqueta.

Os fiéis dedicaram-se ao serviço de extração e transporte das pedras grês para a sua edificação. Também na mesma localidade está a Igreja Católica São Vendelino. Também o roteiro Entre Vales e Arroios integra empreendedores de gastronomia, hotelaria, agroecologia, cafeteria, espaços de lazer, esportes radicais e artesanato. Enfim, Arroio do Meio te espera com muita gastronomia, belezas naturais e o aconchego de um povo acolhedor.

Texto: Alício de Assunção
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui