Arroio do Meio conta com doações para reconstruir casas afetadas pela enchente

Prefeito pediu auxílio para empresas e comunidade, também haverá contrapartida da administração para suprir o que não for atendido.


0
Residência no Bairro Navegantes foi totalmente danificada e teve parte arrastada pela força da água (Foto: Gabriela Hautrive)

O município de Arroio do Meio, bastante afetado pela maior enchente do Vale do Taquari nos últimas 64 anos, conta com o auxílio das empresas de materiais de construção e doações da comunidade para tentar reconstruir as casas que foram afetadas pelas águas do Rio Taquari. Segundo o prefeito, Klaus Werner Schnack, o movimento iniciou na terça-feira (14) após uma reunião com empresários do ramo. “Procuramos a ajuda da Associação dos Profissionais e Empresas da Construção Civil, Setor Imobiliário e afins do município (Apreciam) porque sabemos que na nas lojas, próprias construtoras, ou as pessoas em casa, fazem obras e acabam sobrando portas, janelas e outros materiais, que para as empresas até geram custos por estarem nos depósitos”.


ouça a reportagem

 


 

Ao todo, 15 residências foram totalmente danificadas e outras 750 atingidas pela cheia. As pessoas afetadas solicitam suas demandas, através de um cadastro na Assistência Social e a partir disso, a prefeitura encaminha as doações, dentro das possibilidades. “Não temos expectativa de poder atender a tudo, mas estamos com um movimento para que possamos auxiliar as famílias que mais necessitarem”, relata. Entre as pessoas que tiveram parte da casa arrastada pela enchente, está Avenilda Hennika, de 52 anos, moradora do Bairro Navegantes.

Equipes da prefeitura estão percorrendo os bairros atingidos para identificar as demandas mais urgentes. “Nem sempre os materiais que chegam servem para todos, é um quebra-cabeça, as doações e as necessidades precisam ser coerentes para que se contemple um ao outro”. Além dos itens de construção, as famílias também carecem de doações de móveis e eletrodomésticos. Empresas e comunidade que desejam ajudar, podem entrar em contato com a prefeitura de Arroio do Meio, pelo telefone (51) 3716-1166 ou então levar as doações diretamente ao local de recebimento dos itens no estacionamento nos fundos da Secretaria de Educação, na Rua São José, no Centro da cidade.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui