Arroio do Meio inicia ação de bloqueio e combate ao mosquito Aedes aegypti

Primeiros locais dedetizados foram a Escola Estadual Guararapes, o Posto de Saúde Central e a Secretaria de Educação


0
Foto: Divulgação

A Administração Municipal de Arroio do Meio, por meio da Secretaria de Saúde e do departamento de Serviços Urbanos, realizou no sábado (10) uma ação de bloqueio e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A aplicação de inseticida foi feita com o auxílio de máquina, um equipamento preso às costas dos agentes que facilita a desinfecção de ruas mais estreitas e vielas de difícil acesso.             

Os primeiros locais dedetizados foram a Escola Estadual Guararapes, o Posto de Saúde Central e a Secretaria de Educação. O coordenador do departamento de Serviços Urbanos, Marcelo Dullius, afirma que a ação está apenas começando. “A ação de combate aos mosquitos ocorrerá em mais locais conforme cronograma”, destaca.

Conforme Dullius, as desinsetizações ocorrem em diversas etapas ao longo do ano, com aplicação de inseticidas nas áreas de lazer dos bairros, prédios públicos e ruas centrais do município. A secretaria da Saúde também alerta para que a população faça a sua parte. Somente com a ajuda e união da comunidade será possível eliminar locais que possam acumular água, evitando assim que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, se prolifere.

Como forma de prevenção, é importante que se faça uma vistoria diária nas residências e manter cuidados como: 

  • Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
  • Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis mantidas em ambiente que não acumule água;
  • Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
  • Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
  • Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
  • Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
  • Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
  • Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge. A recomendação é que se coloque água somente na terra. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui