Arroio do Meio promove curso básico de mecânica metalúrgica para jovens

Cerca de 580 pessoas participaram de qualificações gratuitas promovidas esse ano.

0
O grupo aprende noções de Escrita Técnica, Matemática Básica, Ambiente de Trabalho, Segurança no Trabalho, Postura e Ambiente Profissional (Foto: Maica Viviane Gebing)

Com o objetivo de capacitar e despertar o interesse dos jovens para o mercado industrial, a Prefeitura de Arroio do Meio, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), promove o curso de mecânica metalúrgica. A qualificação gratuita iniciou na primeira semana de outubro e terá duração de três meses. São 24 alunos, de 13 a 18 anos, divididos em três turmas, que acompanham aulas semanais ministradas pelo Engenheiro Mecânico Pedro Henrique Soares da Silva.

O grupo aprende noções de escrita técnica, matemática básica, ambiente de trabalho, segurança no trabalho, postura e ambiente profissional. Segundo a psicóloga do Cras, Bruna dos Santos, muito além de conteúdo, a capacitação tem o intuito de despertar nos jovens a responsabilidade e o comprometimento. “Esclarecemos a eles o que uma empresa espera de um colaborador”, explica.

Em visita a uma das turmas, o prefeito Klaus Werner Schnack e a vice Eluise Hammes reforçaram a importância de os jovens cuidarem da postura e apresentação profissional. “É uma oportunidade de vocês ingressarem no mercado de trabalho com um diferencial, mais preparados. Um grande passo dado, estão de parabéns pela proatividade de estarem aqui se qualificando”, incentivaram.

Qualificações

Os cursos são iniciativas da Administração Municipal, incluindo parcerias com Senar, Sebrae, Senat e UERGS. Destaque para os cerca de 50 jovens que participaram do programa PotencializAção, que prepara para a inserção no mercado de trabalho por meio do Jovem Aprendiz, numa iniciativa do CRAS.

As outras qualificações incluem Atendimento ao Cliente, Primeiros Socorros e Direção Defensiva para 51 taxistas e auxiliares; Atendimento ao Cliente para 15 artesãs; Curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos para 32 empreendedores; Cuidador de Idosos para 25 participantes (em andamento); Artesanato para 13 Idosos; Oficinas de Geração de Renda do CRAS e Cerâmica no Museu para 200 pessoas; Sete cursos diversos do Senar envolvendo cerca de 90 participantes e cerca de 80 crianças envolvidas nas oficinas de música e instrumentos ministradas no Museu. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui