Arroio do Meio recebe 255 doses da Janssen e inicia aplicação de reforço nesta terça-feira

Aplicação das vacinas ocorre no Posto do Centro, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h. Ao todo 589 pessoas vão precisar receber a vacina no município


0
Imagem ilustrativa de aplicação feita em Arroio do Meio em janeiro de 2021 (Foto: Gabriela Hautrive / Arquivo Rádio Independente)

Os moradores de Arroio do Meio, que receberam o imunizante Janssen contra a covid-19, podem tomar a dose de reforço a partir desta terça-feira (14). A aplicação das vacinas ocorre no Posto do Centro, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h. O município recebeu 255 doses, mas ao todo, 589 pessoas vão precisar receber a vacina, segundo o secretário da Saúde, Gustavo Kasper. “A gente tem informações de que a Secretaria Estadual da Saúde está recebendo mais uma quantidade e aguardamos que até o final desta semana a gente receba mais doses”, explica o município.


ouça a reportagem

 


Poderá se vacinar quem recebeu a dose única em um intervalo mínimo de dois meses. Além disso, se tratando de outras marcas, como Pfizer, AstraZeneca e Coronavac, a cidade já alcançou suas metas de vacinação. “Conforme informações que temos da secretaria estadual já ultrapassamos 93% da população adulta”, comenta.

Secretário da Saúde de Arroio do Meio, Gustavo Kasper (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo o secretário, a ideia é que haja procura, mas sem gerar filas. “Tá ocorrendo dentro do que aquilo que prevíamos, sem filas e sem grandes aglomerações.”

A meta é aplicar cerca de 150 doses nesta terça-feira, sobrando ainda imunizantes para dar sequência à vacinação na quarta-feira (15). “Logo vamos atender todo o quantitativo necessário”, reforça.

Em todo o país, mais de 4 milhões de brasileiros precisarão tomar a dose de reforço da Janssen. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses. A recomendação do Ministério da Saúde foi divulgada em uma Nota Técnica no dia 25 de novembro.

Informações sobre vacina de reforço da Janssen em Arroio do Meio (Foto: Divulgação)

Aplicação em Lajeado

Lajeado recebeu na tarde de segunda-feira (13) as primeiras 1,1 mil doses de Janssen, que servirão para fazer a dose de reforço de quem recebeu a primeira dose há pelo menos dois meses. Como em Lajeado 2.534 pessoas receberam dose única desta vacina entre junho e julho, o município inicia a aplicação do reforço para quem fez a primeira dose há mais tempo. Assim, nesta terça-feira (14) podem fazer o reforço da Janssen as pessoas que tomaram a dose anterior até o dia 3 de julho. Quem fez a primeira dose depois desta data deverá aguardar: na medida em que este primeiro grupo for atendido, a vacinação será ampliada aos poucos para as demais pessoas.

O município deverá receber mais doses desta vacina nas próximas semanas para poder atender a todos que fizeram a dose única. Quem for buscar a dose de reforço da Janssen deverá levar documento de identidade e a carteirinha de vacinação com a dose anterior anotada. Sem estes documentos, não será possível fazer a vacina. A vacinação segue sendo feita no Centros de Atenção Psicossocial Adulto (Caps Adulto), das 8h às 15h. Os demais grupos seguem sendo atendidos.

Bom Retiro do Sul

A Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul também iniciou nesta terça-feira (14) a aplicação da dose de reforço da vacina da Janssen contra a covid-19. A dose de reforço do imunizante está disponível neste primeiro momento para o público que recebeu a 1ª dose no dia 26 de junho. Serão atendidas apenas as pessoas que fizeram a 1ª dose em Bom Retiro do Sul. Quem recebeu a vacina em outro município, deve buscar a dose de reforço no mesmo local.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui