Arroio do Meio tem três casos descartados e dois em análise para Covid-19

Prefeito decretou calamidade pública e comércio fecha na segunda.


0
Tarde do sábado foi de pouco movimento na Rua Dr. João Carlos Machado, a principal via da cidade (Foto: Ricardo Sander)

O município de Arroio do Meio já coletou material de cinco pessoas que tinham suspeita de estar com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Até o fim da tarde deste sábado (21), os resultados dos exames dos dois últimos casos ainda não eram conhecidos. Os outros três deram negativo. Na primeira suspeita, considerada a mais grave, a mulher de 34 anos estava com pneumonia. Ela e as duas outras pessoas que testaram negativo permanecem em isolamento domiciliar.

As outras duas mulheres tiveram a coleta de material nos últimos dias e os mesmos ainda não foram analisados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre. As duas não estão na faixa de risco, pois possuem entre 35 e 45 anos e não viajaram pro exterior. Apenas tiveram contato com outras pessoas que da região e de Porto Alegre.

Calamidade Pública

Nessa sexta-feira (20), o prefeito Klaus Schnack decretou estado de calamidade pública no município com cerca de 21 mil habitantes. Através da decisão, todo o comércio, serviços, academias, casas de festas, ginásios fechem a partir de segunda-feira (23). A medida é valida por 30 dias, mas poderá sofrer alterações para mais ou para menos, dependendo da evolução do novo coronavírus. Um vídeo com a manifestação do prefeito foi publicado no Facebook da prefeitura.

Vídeo: Divulgação

A restrição não se aplica a farmácias, clínicas de saúde, supermercados, minimercados, postos de combustíveis, locais de alimentação, bares e restaurantes, que poderão atender até às 20h. Após este horário, poderá ocorrer atendimento por agendamento ou tele-entrega. Algumas medidas de precaução, como distanciamento de um metro entre as mesas, deverão ser observados.

Indústrias da área calçadista e afins também deverão fechar. As fábricas do ramo da alimentação seguem podendo trabalhar, mas com restrições.

As escolas comunitárias e municipais, que já estão sem aulas, ficarão fechadas também a partir de segunda-feira. O prédio da prefeitura também estará fechado a partir de segunda e haverá atendimento através de plantão.

Os velórios terão, no máximo, quatro horas de duração, e restrição de parentes e amigos mais próximos.

Mudanças nos atendimentos de saúde

Para centralizar os atendimentos, os postos de saúde dos bairros Forqueta, Palmas e Arroio Grande e os ESFs foram fechados e terão apenas orientações. Os atendimentos para crianças e gestantes, bem como as aplicações de  vacinas de rotina serão realizadas no Posto do Bairro Aimoré.

Tele-consulta

As demais demandas passarão a ser atendidas no Posto de Saúde Central, inclusive os casos suspeitos de novo coronavírus para auxiliar no atendimento já feito pelo Hospital São José. O serviço de tele-consulta para pessoas que tenham suspeitas de ter a Covid-19, poderá ser feito através do 99674-2327. Enfermeiras e médicos poderão tirar dúvidas, sem que as pessoas precisem se deslocar as unidades de saúde.

Vacinação contra a Gripe na Escola Guararapes

A vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23), para as pessoas com mais de 60 anos no pátio da Escola Estadual Guararapes e será observada a distância de dois metros por pessoa na fila. Os profissionais da saúde de Arroio do Meio já foram vacinados.

Movimentação

O sábado foi de grande movimentação no Centro da cidade, principalmente nos mercados e farmácias. Algumas lojas fecharam por conta própria. A tarde o movimento diminuiu.

Texto Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui