Arroio do Meio volta a flexibilizar prática de esportes coletivos no município

Prefeitura entende que com classificação de bandeira laranja as atividades podem acontecer, desde que obedeçam regras estabelecidas em decreto municipal.


0
Quem participar das atividades deve seguir regras impostas em decreto municipal (Foto: Pixabay / Divulgação)

Pioneiro na região, Arroio do Meio voltou a flexibilizar a prática de esportes esportivos no município. Medida já havia sido adotada no final do mês de julho, porém, com retorno da região para classificação de bandeira vermelha, conforme o cronograma de Distanciamento Controlado do Estado, a suspensão foi retomada. Cenário que mudou novamente na última sexta-feira (28), quando o Vale do Taquari voltou para classificação laranja.


ouça a reportagem

 


 

A cor significa ter risco médio de contágio para Covid-19, com média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. O coordenador do Departamento de Esportes de Arroio do Meio, Leandro Schuh, explica que com o aumento de casos de coronavírus na cidade, foi preciso voltar com a proibição, mas agora entende-se que, seguindo protocolos e cuidados, se torna viável a flexibilização. “O prefeito Klaus fez um decreto para que sejam respeitadas questões de distanciamento, uso de álcool gel, não ficar muito tempo no local após os jogos, tanto no futebol como no vôlei, e então permitimos que as pessoas pratiquem esportes, até por uma questão de saúde”, explica.

A ideia, segundo Schuh, é que somente moradores de Arroio do Meio participem das atividades, e que todos sigam o que está estabelecido no decreto municipal. “O pessoal da fiscalização está sempre ligado, então se haver qualquer denúncia, eles vão ir verificar”, relata o coordenador. O responsável pelo departamento ainda acrescenta que, durante a liberação dos esportes, não houve aumento significamento no número de casos em decorrência do coronavírus. “Infelizmente tivemos até um óbito, mas são casos que se contaminaram antes da flexibilização, então temos que analisar isso, mas queremos sim que o esporte continue”, avalia.

Coordenador do Departamento de Esportes de Arroio do Meio, Leandro Schuh (Foto: Gabriela Hautrive)

Além da questão saúde e bem-estar, o coordenador entende que a volta da prática esportiva também é fundamental para manutenção de quem dependem da atividade economicamente. “Precisam disso para sua renda, para poder trabalhar, pois possuem seu sustento no esporte”. Conforme dados atualizados até o início da tarde desta terça-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde, Arroio do Meio possui 336 casos de coronavírus desde o início da pandemia, com registro de um óbito. Já segundo dados da prefeitura, o número total de casos é de 342, com 335 pacientes considerados curados, que representam 97% das infecções.

Estado diz que liberação é válida para atletas profissionais

No dia 21 de agosto, o secretário estadual do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, relatou durante entrevista ao programa Redação no Ar, da Rádio Independente, que o retorno das atividades esportivas estava liberado apenas para atletas profissionais em regiões com bandeira amarela e laranja. Porém, conforme o coordenador do Departamento de Esportes de Arroio do Meio, entende-se que com a classificação laranja, a retomada pode ser feita também para atletas amadores, e que com a Cogestão do Distanciamento Controlado, os prefeitos possuem ainda mais autonomia para tomarem decisões.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui