Arroios transbordam e bloqueiam quatro vias em Estrela

Nível do rio Taquari ainda não configura cheia no Porto da cidade.


0
Estrada que liga bairro Alto da Bronze a Imigrantes, em Estrela. (Foto: Natalia Ribeiro)

A chuva que atinge todo o Rio Grande do Sul desde a madrugada de sexta-feira (26) provocou o transbordo de arroios e, consequentemente, a interupção de vias. No Vale do Taquari, acessos estão bloqueados em Cruzeiro do Sul, Estrela, Forquetinha e Venâncio Aires. Estrela é o município com o maior número de interdições, somando quatro ocorrências.

Estrada que liga bairro Alto da Bronze a Imigrantes, em Estrela. (Foto: Natalia Ribeiro)

Está interrompida a passagem pela Rua Albino Francisco Horn, que liga os bairros Alto da Bronze e Imigrantes; a Rua Nicolau T. Hoss, na Ponte do Tangará, pelo Arroio Boa Vista; a estrada de acesso à Cascata Santa Rita, entre São Jacó e Novo Paraíso; e a Linha da Divisa, que liga São Jacó e Linha Wink. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sandro Bremm, não foi necessário retirar famílias.

O nível que o rio Taquari pode atingir ainda não é estimado pelo órgão. Bremm afirma que “continua chovendo nas cabeceiras e a chuva que não estabilizou na Barragem de Monte Claro, que é uma das referências, em Veranópolis, é fundamental para o levantamento”.

Por conta da desocupação de áreas alagadiças, em decorrência do conjunto habitacional Nova Morada I e II , reduziu a média estipulada para a retirada de famílias. “Em Estrela, passou de 18 metros para 20 metros, com a mudança para Novo Paraíso”, explica o coordenador. Em caso de cheia, as primeiras retiradas são feitas nos bairros Imigrantes e Oriental.

Interrupções

Além das vias de Estrela, estão fechados os acessos a Boa Esperança Alta e Boa Esperança Baixa, em Cruzeiro do Sul; a Ponte do Storck, em Forquetinha; e a estrada que liga Venâncio Aires a General Câmara, Vila Mariante a Real e o acesso a Sertão, em Venâncio Aires. Novos bloqueios podem ocorrer caso o Taquari alcance 19 metros em Estrela. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui