Preço ajuda, mas qualidade de serviço e atendimento são os diferenciais

Ricardo Brunetto conversa com o empresário Juliano Barcker, proprietário da AS Pneus e Rodas.


0
Foto: Rodrigo Gallas

No Arte de Empreender deste sábado (12), o apresentador Ricardo Brunetto conversou com o empresário Juliano Barcker, proprietário da AS Pneus e Rodas, de Lajeado. A empresa tem mais de duas décadas no mercado.

Juliano falou sobre a história da AS Pneus e sua colocação no mercado e manifestou o interesse na expansão para o ambiente virtual. Ele entende que, nos negócios, o preço ajuda, mas qualidade de serviço e atendimento são os diferenciais. “É um conjunto que a gente precisa para atender bem ao cliente”, observa. “Tudo tem que ser interligado.”

ouça a entrevista


Equilibrar expectativa e realidade contribui para saúde emocional no trabalho

com Tamara Bischoff

Recentemente, enquanto eu e uma amiga conversávamos, ela me relatava uma série de aspectos pouco profissionais que vinha observando na empresa em que trabalha, um desleixo com questões que poderiam potencializar aquele local, especialmente no que diz respeito à imagem da organização. Questionei se ela tentaria propor alguma mudança, apontar suas observações para um superior. Ela me disse que isso já havia sido feito inúmeras vezes, por parte dela e de colegas. Então, ponderei com ela que, às vezes, para mantermos nossa saúde emocional no trabalho, temos que aprender a entregar aquilo que nos pedem, nada mais.


ouça o quadro “postura profissional”

 


Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

O que quero dizer com isso? Que há estilos de empresa e de gestão mais fechados, alheios a críticas, mesmo que no discurso se diga o contrário. Nesse caso, de que adianta ficar batendo numa tecla que não vai gerar qualquer modificação no contexto? No fim das contas, o funcionário é quem acaba ficando com fama de chato. E se as organizações são constituídas de pessoas, uma boa dica é buscar compreender quem está ao seu redor, ler nas entrelinhas e captar inclusive o que não é dito com palavras, mas por meio de ações. Sabe aquela coisa de feeling apurado? É isso.

Há alguns anos, eu era muito mais idealista e, com menos experiência profissional e de vida, me afetava demais com questões que não se resolviam no trabalho. Na época, eu tinha um chefe que dizia “Tamara, não sofre com isso”, o que me deixava ainda mais incomodada. Ele conseguia separar melhor do que eu a emoção e a razão e, provavelmente, fazia uma leitura do ambiente bem mais realista. Já eu, pensava que ia mudar o mundo. Hoje, entendo tão bem o seu conselho… Não é uma questão de se acomodar, mas de aprender a equilibrar expectativa e realidade.

Então, se você percebe seu local de trabalho aberto a críticas, sugestões e mudanças, invista sua energia e ajude a melhorá-lo. Caso contrário, procure ajustar seu modo de agir e, se não conseguir se adequar, talvez seja hora de partir.


Espaço Sebrae

com Liane Klein

É muito frequente, no ambiente do Sebrae, o empresário chegar com muitas dúvidas sobre as finanças da empresa. E finanças, como sabemos, é fundamental para a sustentação de um negócio, tanto para a sua sobrevivência como para sua evolução, competitividade e perenidade.


ouça o “espaço sebrae”

 


Liane Klein, gerente regional do Sebrae

Geralmente, as dúvidas mais comuns são sobre como fazer para uma gestão financeira tornar-se eficiente e servir de instrumento básico nas tomadas de decisões no dia-a-dia do empresário. Uma ferramenta que facilita esse trabalho é conhecida como fluxo de caixa. Trata-se de um controle que auxilia na visualização e compreensão das movimentações financeiras num período preestabelecido.

Toda ação realizada por uma empresa resume-se a entrada ou saída de dinheiro! É nesse jogo de entra-e-sai que o Fluxo de Caixa mostra sua importância, pois nos ajuda a perceber bem antes quando vai faltar ou sobrar recurso, possibilitando ao empresário planejar melhor suas ações.

Os momentos de escassez de crédito, altas taxas de juros, queda do faturamento, entre outros, exigem do empresário uma gestão financeira cada vez mais eficiente. Sendo assim torna-se necessário utilizar controles financeiros que permitam conhecer os recursos de caixa.

Se você quiser saber mais sobre controles financeiros, procure o Sebrae!!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui