Consultora aborda experiências de assessoria, recrutamento e treinamento de equipes para empresas

Ricardo Brunetto conversa com a Luciana Carvalho, da  LC Suporte Empresarial.


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Foto: Tiago Silva

Neste sábado (9), o apresentador Ricardo Brunetto conversou com a Luciana Carvalho, da  LC Suporte Empresarial. Luciana é assessora de empresas, treinadora de equipes e recrutadora de talentos.

No programa ela falou sobre sua experiência na gestão de pessoas e rotinas internas. No seu trabalho, diferente de uma consultoria — processo em que quem executa as sugestões é a empresa —, ela também ajuda nas mudanças e “coloca a mão na massa”, como diz.

Ela destaca a importância do entusiasmo, conhecimento e combinação entre os valores da empresa e do colaborador.


ouça a entrevista

 


Etiqueta profissional também deve ser respeitada no ambiente virtual

com Tamara Bischoff

Estamos prestes a completar dez meses de pandemia e muito já aprendemos com ela na área profissional. Graças à nossa imensa capacidade de adaptação, conseguimos encontrar novos modos de trabalhar e, em alguns casos, com criatividade e inovação, tivemos ótimos resultados. E como em todo processo de mudança, vamos nos acostumando e podemos deixar de prestar atenção a alguns aspectos relevantes na composição de nossa imagem. Me refiro à etiqueta profissional on-line, aquela do home office, que pode ser um pouco mais difícil de aplicar, uma vez que, se estou no conforto da minha casa, a tendência é que eu transfira essa sensação para o ambiente, para minhas roupas, e até mesmo para alguns comportamentos.


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Quando tudo isso começou, de uma hora pra outra deixamos de ir para o trabalho para produzir em casa, e alguns de nós se atrapalharam, o que é bem comum. Muita gente foi pega desprevenida ao tentar aliar seu cotidiano ao mundo virtual. Algumas situações viraram notícias, como flagras de pessoas participando de reuniões vestindo pijama ou roupa íntima, familiares aparecendo no vídeo, enfim, um excesso de intimidade exposto na tela.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

Para evitar esse tipo de “saia justa”, selecionei algumas dicas cujo conteúdo sempre convém reforçar. Ao participar de conversas de trabalho por vídeo, use roupas adequadas, inclusive da cintura pra baixo; se você precisar se levantar por algum motivo, não vai gerar nenhum constrangimento. No caso de reuniões, procure carregar a bateria do celular e testar a plataforma que será utilizada com antecedência; escolha um ambiente neutro e com boa iluminação, evitando lugares com muitos objetos pessoais ao fundo para preservar sua privacidade e diminuir as distrações.

Combine com os familiares que estiverem em casa a respeito da sua necessidade de silêncio. Sabemos que com as crianças isso fica mais difícil de administrar e as interferências delas costumam ser relevadas com muito mais facilidade, e até com certa graça, mas não abuse. Se tiver alguma situação difícil, peça licença, desligue o microfone ou a câmera e procure contornar o imprevisto antes de retornar. E ainda, ao perceber que um colega está se expondo a uma situação embaraçosa, avise-o imediatamente da maneira mais discreta possível. O respeito ao ser humano continua sendo a mais importante e valiosa regra de etiqueta.

A tecnologia nos permitiu continuar trabalhando, estudando e nos comunicando com os outros e desmistificou uma série de opiniões contrárias que tínhamos a seu respeito. Que façamos dela uma aliada em nossa postura profissional.


As três principais ferramentas para um bom planejamento estratégico

com Liane Klein

O sucesso empresarial depende principalmente de uma gestão ágil, eficiente e completa, portanto hoje, como estamos no início de um novo ano, vou falar sobre ferramentas de gestão que auxiliam no planejamento estratégico do negócio.

Para facilitar, comentarei sobre as três principais ferramentas utilizadas para fazer um bom planejamento estratégico.


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1) Análise SWOT ou Planilha F.O.F.A.

É uma ferramenta estrutural da administração, que permite sistematizar a análise do cenário. No Macroambiente ou ambiente externo. É o ambiente que a empresa não controla, porém, recebe os impactos em relação à dinâmica dos setores político, econômico, social e tecnológico), onde identificam-se as oportunidades e as ameaças. As oportunidades são as forças positivas nesses fatores que podem ser aproveitadas pela empresa para sua atuação no mercado. Já as ameaças são as forças negativas desses fatores, limitações, que podem atrapalhar a atuação no mercado.

No Microambiente (ambiente interno): que é o ambiente que a empresa tem controle, ela identifica suas potencialidades, fortalezas, e aprende a lidar com suas limitações, onde identificam-se os pontos fortes e pontos fracos do negócio.

Com base no conhecimento do cenário, os empresários devem traçar as estratégias para melhor aproveitar as oportunidades e os pontos fortes, e minimizar o que atrapalha, as ameaças e seus pontos fracos.

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

2) PDCA

É uma metodologia gerada nos Programas de Qualidade Total, que orienta a organização a traçar estratégias seguindo as etapas de:

P – Plan – Planejamento: é o momento de localizar problemas e estabelecer planos de ação que podem ser de curto, médio e longo prazo.
D – Executar do inglês “DO” é o momento de executar aquilo que foi planejado.
C – Check – Controle: é o momento de verificar se as metas foram atingidas e de acompanhar os indicadores.
A – Act – Agir: é o momento de fazer as correções necessárias e padronizar tudo aquilo que deu certo nos processos anteriores.

3) Balanced Scorecard (BSC)

É uma metodologia de administração estratégica que mostra os indicadores de desempenho sob as perspectivas de:

– Perspectiva de recursos e infraestrutura: definição de serviços e máquinas adequados, profissionais motivados e competentes.
– Perspectiva interna: produtos sem defeito, entregas pontuais, inovação de serviços e produtos.
– Perspectiva do cliente: satisfação e fidelização.
– Perspectiva financeira: retorno do investimento e valor para os acionistas.

Ou seja, apresenta, por meio de um mapa estratégico, as ações propostas para essas expectativas em uma relação de causa e efeito. Os objetivos e as estratégias gerais serão alcançados pelas ações relacionadas às expectativas.

Essas ferramentas que citei são disponibilizadas em vários formatos, caberá aos empresários e administradores de empresas escolherem o melhor formato para os seus negócios, conforme afinidade e facilidade de aplicação.

Se você precisar de ajuda ou queira saber mais sobre o assunto, estamos à disposição.

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

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