Entenda as mudanças no perfil de mobiliário a partir das necessidades e desejos dos clientes

Ricardo Brunetto conversa com André Damiani, proprietário de uma franquia da Florense em Lajeado, referência na produção de móveis de finíssimo acabamento


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Foto: Arquivo / Tiago Silva

Na edição deste sábado (5) do programa Arte de Empreender, o apresentador Ricardo Brunetto conversou com o empresário André Damiani. Ele é proprietário de uma franquia da Florense em Lajeado. A marca é referência na produção de móveis de finíssimo acabamento. Damiani ressaltou as mudanças no perfil de mobiliário a partir da necessidade de consumo dos clientes. Antigamente, o consumo se baseava pela escassez, comprar o que precisar. Hoje o consumo se baseia no desejo.

“Talvez o maior aprendizado tenha sido trabalhar com desejos e não necessidades. É uma mudança muito profunda porque muda todo o perfil de atendimento, de quem vai entregar. O nível de exigência por desejo é muito mais qualitativo do quantitativo”, percebe.


ouça a entrevista


E se eu tivesse escolhido o outro?

com Tamara Bischoff

Escolher é, quase sempre, uma tarefa difícil, porque toda escolha traz consigo também uma, ou várias, renúncias. E nem sempre estamos preparados para abrir mão de algo.

Além disso, quando existe mais de um item disponível, aparece a dúvida. “E se eu tivesse escolhido o outro?”. Isso vale para o calçado, o tapete da sala, o carro, o namorado, a namorada, e também para o trabalho.


ouça o quadro “postura profissional”

 


O tema é tão relevante que aparece diariamente na fala dos pacientes em terapia. Quando jovens, o que angustia é o mundo de possibilidades. Quando mais velhos, é o olhar para trás, avaliar as escolhas feitas, e refletir se ainda vale à pena mudar.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

Lembrei do diálogo entre dois amigos, que li naqueles quadrinhos de jornal. O primeiro diz “Fico me perguntando como teria sido a minha vida se eu tivesse feito outras escolhas”. E o outro responde: “Você estaria se perguntando como teria sido sua vida se tivesse feito outras escolhas.”

E não é assim que acontece todos os dias? Por mais seguros que possamos parecer a respeito de nossas escolhas, volta e meia, aquele ponto de interrogação aparece de relance, deixando a questão em aberto.

É que diferente de escolher o que vestir e o que comer, algumas decisões trazem consigo o peso de uma vida, e por isso, nos acompanharão pra sempre.

Somos seres incompletos e insatisfeitos. A dúvida sempre andará ao nosso lado. Em alguns pontos da caminhada ela se mostrará mais intensa, barulhenta, ameaçadora. É ali que convém parar, olhar, escutar, para que ela não nos atropele.


Dia dos Namorados é excelente alternativa para fidelizar clientes

com Soraia Gerhardt

Próximo sábado é Dia dos Namorados. Então vamos para as dicas bem importantes. Se liga aí! O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa que mais movimenta o comércio no País. Os segmentos que mais lucram no período são os de moda, acessórios, perfumaria e eletrônicos.


OUÇA O QUADRO “FERRAMENTAS DE GESTÃO”

 


Atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o dia que celebra o romantismo é uma excelente oportunidade para os comerciantes investirem na fidelização e no relacionamento com os consumidores. As expectativas são positivas, naturalmente, e os comerciantes esperam ampliar os resultados.

Soraia Gerhardt, analista de Relacionamento do Sebrae Lajeado

Veja algumas dicas importantes para impulsionar suas vendas nesta e em outras datas:

1- Aposte no e-commerce

2 – Atenda em todas as plataformas disponíveis

3 – Planejamento

4 – Promoções, vantagens e brindes personalizados

Mimar o cliente é um meio muito eficaz de criar um vínculo com seu público.

5 – Surpreenda e impressione

6 – Atendimento humanizado

Lembre-se que ambiente atrativo e colaboradores prestativos e respeitosos são essenciais. Decore a loja com artigos relacionados à data comemorativa, coloque as peças mais chamativas em evidência e treine sua equipe para prestar um atendimento de qualidade, com disposição de ajudar o consumidor a encontrar a melhor opção.

7 – Aumente o ticket médio

8 – Ofereça mais que uma venda

Garanta que o consumidor viva uma experiência prazerosa!

9 – Fidelize o cliente

Uma vez que o cliente se sente satisfeito com a experiência na aquisição do serviço ou produto, é natural que ele retorne para novas compras.

10 – Abuse das redes sociais

É importante aproveitar o momento e surpreender seu cliente. Invista em ideias criativas e aposte na qualidade do produto e nos diferenciais que você pode oferecer aos seus clientes. Surpreenda, seja detalhista, ofereça mais do que o óbvio. Preços justos e ofertas atraentes podem ajudar a fidelizar sua clientela. Desta forma, você aproveite essas datas para expandir suas vendas e ganhar mais mercado.

Saiba mais:

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