Conheça a história do pioneiro na gastronomia japonesa na região

Julian Barth, sócio-proprietário do Minato Mirai Sushi, participa do Arte de Empreender deste sábado, com Ricardo Brunetto. Confira também os quadros "Postura Profissional" e "Espaço Sebrae".


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O apresentador Ricardo Brunetto recebeu Julian Barth no programa Arte de Empreender deste sábado (28). Ele é sócio-proprietário do Minato Mirai Sushi, de Lajeado, no mercado desde 2011. O estabelecimento, localizado na Rua 17 de Dezembro, no Bairro Hidráulica, é o pioneiro na gastronomia japonesa na região do Vale do Taquari.

Conheça a história do restaurante, que conta com um cardápio vasto composto de pratos orientais saudáveis e exóticos, cuidado no preparo, qualidade, procedência e textura!


Comportamento negativo de colegas de trabalho pode contaminar o ambiente

com Tamara Bischoff

Acho que todo mundo tem ou já teve aquele colega de trabalho que está sempre reclamando e despejando seus problemas nos outros. Algumas pessoas têm esse costume, que pode ser inofensivo se soubermos lidar com ele. O problema é que parte dessas pessoas não quer realmente travar um diálogo conosco, ouvir nossa opinião, mudar; quer apenas lançar suas amarguras e rancores em alguém, e quem se dispuser, acabará servindo de “lixeira”.


ouça o quadro “postura profissional”

 


Pense na seguinte situação: alguém chega se lamentando, você ouve atentamente, se envolve, faz de tudo pra ajudar, e o que acaba acontecendo? A pessoa segue fazendo o que sempre fez, procura atalhos pra lidar com o problema ou não faz nada, porque não quer resolver de verdade suas questões, só precisa se esvaziar daquele monte de coisa ruim. Nesse caso, quem se afeta mais é o ouvinte, que acaba levando a pior, pois se desgasta em vão. Portanto, precisamos ter em mente que não temos a capacidade de resolver os problemas alheios. Estender a mão para um colega ou amigo quando ele precisa é sempre uma atitude sublime, mas permitir que o outro sugue nossas energias constantemente e interfira em nosso bem-estar, é diferente.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

E se não temos como mudar as pessoas, o que podemos fazer? Talvez, a opção seja criar um filtro para aquilo que vem do outro, procurando deixar passar somente o necessário. Volta e meia, escuto de meus pacientes um incômodo tão grande com colegas de trabalho a ponto de pensarem em pedir demissão. Nessas ocasiões, procuro fazê-los pensar a respeito, ponderarem, uma vez que nada lhes garante que não encontrarão perfil semelhante em outra organização. Assim, o que nos resta é aprender a lidar com esse tipo de situação, e não nos deixar contagiar, porque sim, esse tipo de comportamento é como um vírus, se não utilizarmos mecanismos de controle, tem o poder de contaminar um ambiente inteiro e afetar todos que estão ao redor.

Pra encerrar, deixo uma frase que li recentemente, de autoria desconhecida, e que se encaixa bem nesse contexto: “Não se despedace para manter os outros inteiros”.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga


A dica de ouro para qualquer empreendedor é se planejar

Mais uma vez o Natal está chegando e as movimentações de clientes em busca de presentes para amigos e familiares começam a aumentar. Em uma data comemorativa como essa, é preciso que os empresários estejam preparados para vender mais e se destacarem no mercado.


ouça o “espaço sebrae”

 


A dica de ouro para qualquer empreendedor é se planejar, pois a partir disso você pode se organizar e criar estratégias que atraiam os consumidores para adquirirem seu produto ou serviço. Vou citar alguns itens importantes para o período:

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

– Um bom controle de estoque evitará a falta de produto, garanta o estoque dos itens de maior giro. Faça os últimos ajustes e negocie com fornecedores caso precise de alguma emergência.

– Entre no clima, decore a loja, toque músicas natalinas. É importante entrar no espírito do Natal e criar um clima de encantamento e fraternidade nos atendimentos.

– Após o cliente realizar a compra, solicite seu cadastro, onde no mínimo deve ser perguntado nome, e-mail, telefone, data de aniversário. Com esses dados o empresário consegue manter os clientes informados sobre as novidades da sua empresa.

– Planeja-se e agende todas as ações necessárias para divulgar sua empresa. Além das mídias tradicionais, esteja presente na internet, muitas pessoas preferem realizar suas compras em lojas virtuais. Use as redes sociais para divulgação dos seus produtos. Facebook, Instagram e WhatsApp são excelentes canais para promover seu negócio e trazer engajamento para a sua marca.

– Prepare os vendedores, ofereça treinamentos de atendimento e vendas, pois isso auxiliará a conquistar mais clientes. Mantenha os funcionários treinados e orientados a oferecer aos consumidores informações que facilitem a escolha das melhores soluções para as suas necessidades.

Se você precisa treinar sua equipe para as vendas de final de ano, ainda dá tempo!! Nos dias 01 e 02/12 iremos realizar um workshop online sobre “Os 7 Passos para Vender Mais”.

As inscrições podem ser realizadas na Unidade do Sebrae de Lajeado ou pelo fone e WhatsApp (51) 3710-1697.

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

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