Artesãos se reúnem em Roca Sales para renovação de carteiras

Encontro contou com a presença da coordenadora do Programa Gaúcho de Artesanato da 21ª Região


0
Foto: Divulgação

Um grupo de artesãos do município de Roca Sales esteve reunido na última quarta-feira (16), na Biblioteca Pública Municipal, em ação que teve o objetivo de confeccionar ou renovar as carteiras de artesão dos participantes. Organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com Prefeitura de Roca Sales, por meio da coordenadoria de Eventos, Cultura e Turismo, e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine), o encontro contou com a presença da agente do FGTAS/Sine de Lajeado Rosane Hauschild, que coordena o Programa Gaúcho de Artesanato da 21ª Região.

Na ocasião, Rosane avalizou as carteiras e discutiu ainda com os artesãos a possibilidade da inclusão de novas matérias-primas com vistas a ampliar a variedade e a comercialização das peças. “A intenção da ação é a de incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato, primando pela qualidade do produto e pela abertura de espaços para vendas em exposições, feiras e eventos”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Leandra Bagatini. “Outro objetivo permanente é o de reconhecer o artesão como profissional autônomo”, completa Leandra.

A extensionista destaca ainda o fato de o artesanato ser bem diversificado em Roca Sales, com novos adeptos da prática sendo constantemente agregados. Para Leandra, a atividade vai além do lazer, sendo “muitas vezes um complemento à renda familiar que, como benefícios, ainda incentiva a qualidade de vida e a autoestima”. No município, as técnicas elaboradas são bem diversificadas, variando entre crochê, tricô, pintura, costura, patchwork, ponto cruz, macramê, vagonite e artesanato em vimes, entre outros.

A artesã Daniele Becker Rodrigues desenvolve trabalhos requintados em técnicas como crochê, pintura, patchwork e biscuit e ainda conta com o reforço de uma máquina de bordar. “A realidade é que o artesanato sempre foi uma atividade que me proporcionou satisfação pessoal ainda que, no começo, havia poucas oportunidades para expor e divulgar as peças”, analisa. A mudança veio com o convite da Emater/RS-Ascar para a participação em feiras e eventos, o que possibilitou a expansão e o reconhecimento.

Hoje, Daniele compõe a diretoria da Associação dos Artesãos de Roca Sales, sendo vice-tesoureira. Com a renovação da carteira de artesão pretende seguir agregando renda à propriedade, primando pela qualidade de seu trabalho e aprimoramento das técnicas. Além de Daniele, participaram do encontro outros quinze artesãos. Promotora da atividade, a Emater/RS-Ascar atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui