Árvore é removida e trânsito liberado na Rua Marechal Deodoro no Centro de Lajeado

Trabalho de remoção durou cerca de duas horas com intervalos para descarregamento de material e intervalo para liberação do tráfego de veículos.


0
Foto: Gabriela Hautrive

Uma árvore de grande porte caiu com a força do vendaval ocorrido na madrugada deste domingo (29), em Lajeado. As raízes da Espatódea de cerca de 15 metros de altura foram arrancadas e ela caiu atingindo parte do banheiro da praça, fiação elétrica, calçada de passeio e parte da Rua Marechal Deodoro, praticamente em frente a sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO).

Na manhã desta segunda-feira (30) uma equipe do Departamento de Agricultura de Lajeado foi ao local para fazer a remoção. Os serviços, com corte do tronco da árvore e galhos, iniciaram por volta das 8h. Mais tarde, às 9h, uma retroescavadeira adaptada foi até o local para juntar os materiais, que foram colocados em caminhões. Duas cargas e meia dos itens foram levados para o depósito de lixo verde da prefeitura, localizado no Bairro Morro 25, em Lajeado.


ouça a reportagem

 


 

O serviço de remoção durou cerca de duas horas, tendo início por volta das 8h e conclusão às 10h, incluindo corte e limpeza. O primeiro bloqueio do trânsito ocorreu entre 9h e 9h25, depois foi liberado, e bloqueado novamente entre 9h45 e 10h. Segundo a engenheira florestal da Secretaria do Meio Ambiente, Sabrina Marques Wolf, a árvore tinha aproximadamente 30 anos. O prejuízo estimado pela prefeitura é de R$ 5 mil com reconstrução do telhado e fiação de rede. Ninguém se feriu.

Fossa pode ter contribuído com queda da árvore

Conforme o fiscal de obras da Prefeitura de Lajeado Carlos Kayser, a árvore que caiu com o vendaval estava em cima de uma fossa séptica biodigestora, já que está localizada próximo ao banheiro da praça, o que pode ter contribuído na hora da queda. “Nossa engenheira florestal disse que era uma árvore saudável, sem problema nenhum, mas com o vento deslocou a raiz, e então a fossa não deu sustentação, e a árvore tendo a copa bem pesada, acabou caindo”.

Estragos no Bairro Montanha

Conforme o fiscal de obras da Prefeitura de Lajeado Carlos Kayser outras cerca de dez árvores de menor porte também sofreram danos nos bairros Moinhos, Florestal e Centro e tiveram galhos quebrados recolhidos pela prefeitura na manhã deste domingo (29).

O maior prejuízo, conforme Kayser, foi no Bairro Montanha, onde as árvores danificaram brinquedos de uma praça, localizada na esquina das ruas Eucaliptos e Oswaldo Mathias Ely. Os lavantamentos no local, com valor exato dos danos causados, será feito na tarde desta segunda-feira (30).

Veja em vídeos o trabalho de remoção

Vídeo: Gabriela Hautrive

Texto: Gabriela Hautrive / Ricardo Sander
producação@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui