Árvores frutíferas nas calçadas

Confira o comentário do engenheiro agrônomo Nilo Cortez


0
Guabirova (Foto: Divulgação)

Fui várias vezes consultado sobre árvores frutíferas a serem plantadas nas calçadas. E muitas vezes se queixando da sujeira que faz quando cai as frutas e até fica perigoso escorregar.

Primeira atitude é se informar o que a prefeitura tem de plano de paisagismo para aquela rua e ou bairro. Por exemplo São Paulo não permite plantio de frutas. Considerar se a rua é muito movimentada e comercial ou é de bairro tipicamente de moradia. As tradicionais frutas comerciais citros (laranja, limão), rosáceas (maçã, pereira, ameixeira), figo e tantas outras tem problema de altura de copa. Lembro que passam pessoas por baixo 1,8 a 2,0 metros de espaço livre para não bater nos galhos. E também tem estacionamento de veículos.

Foto: Divulgação

E se consegue isto com podas de condução. Considerar também depois de estarem produzindo precisam de podas e cuidados para manter produção e frutos sem pragas e doenças. Se não fizer adequadamente as frutas caíram e passa ser simplesmente “reservatório” de pragas e doenças. Poucas frutas serão aproveitadas e sairão dali pragas e doenças para os pomares. Ainda deve ser considerado se a rua tem fiação elétrica ou não que limitara o porte das árvores.

Por outro lado, plantas bem escolhidas e conduzidas podem além de boa sombra produzir frutos para consumo, abrigar pássaros, alimentá-los e embelezar. Haverá sempre o que varrer com quedas de folhas e frutos que além de um bom exercício. E a frente de seu terreno será uma área também produtiva com estas frutíferas.

Por outro lado, há árvores que produzem frutas nativas da região e ou se adaptam ao clima que poderiam ser recomendadas dependendo do lugar. Da mesma forma exigirão podas de condução para elevar a copa para que pessoas passem por baixo. Isto leva um tempo, mas é possível. Com o passar dos anos talvez mais algumas podas principalmente se for embaixo de fiação. As vezes fazem um pouco de sujeira com folhas e manchas de fruto que cá entre nós uma boa chuva limpa. Vamos citar algumas (altura estimada metros):

  • Romã (2 a 7), pitanga (6 a 8), acerola (3 a 4), araçás (3 a10), jabuticaba (5 a 10e a hibrida produz mais cedo e cresce devagar), carambola (8), mirtilo (2 a 4), araticum (6 a 12), Cabeludinha (2 a 4), Cereja (5 a 8), Ingá (5 a 10), amora (10), uvaia (6 a 13) e outras.

Frutas maiores como abacate e manga (que não recomendo plantar na região por não se adaptar ao clima do Sul), pelo estrago que pode causar se atingir um carro ou pessoa, não devem ser plantadas em lugares públicos.

Árvores frutíferas na calçada (Foto: Divulgação)

O plantio em calçada deve ter espaço para o crescimento das plantas, infiltração de água ainda mais se houver asfalto ou calçamento que impermeabilize ao redor o solo. Calçada com bloquetes de concreto vazados, ou intertravado ajudam muito. O plantio com manilhas de concreto para conduzir as raízes funciona por um tempo depois a raiz e tronco vão romper. Mais leva alguns anos e não há solução permanente.

Quanto a colheita das frutas lembro que ela passa a ser da comunidade. Quem por ali circular tem a liberdade de apanhar. Eu tenho jabuticabeira e na época de fruta deixo um cano de PVC para apanharem e não subirem no pé. Lembro que as flores e frutos desta planta está no tronco. Onde se coloca o pé e ou a mão não vai dar flor nem fruto. Quem sabe uma pequena escada para auxiliar e desta forma não subam no pé e quebrem galhos.

A melhor época de plantio vai de junho a agosto e se recomenta sempre mudas de viveiros legais. Garantia de mudas saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui