As diferenças entre depressão e bipolaridade

“Confunde bastante, inclusive entre os médicos psiquiatras é um grande desafio fazer o diagnóstico”, afirma Rafael Moreno


0
Médico psiquiatra Rafael Moreno (Foto: Tiago Silva)

O médico psiquiatra Rafael Moreno detalhou as diferenças entre a depressão e o transtorno bipolar em participação no quadro “Direto Ao Ponto” desta segunda-feira, no Troca de Ideias. Conforme ele, os dois problemas de saúde mental confundem bastante, “inclusive entre os médicos psiquiatras é um grande desafio fazer o diagnóstico”.


ouça o comentário

 


Moreno explica que dentro dos transtornos de humor, há o transtorno depressivo maior e o bipolar, que inclui depressão e períodos hipomaníacos de euforia ou irritação. O tratamento é totalmente diferente.

Bipolares gostam de vermelho e cores vibrantes, geralmente consultam menos e seguem menos os tratamentos. Por isso receber o diagnóstico precoce é fundamental, já que, assim como depressão, doenças mentais são crônicas. A diferença é que o bipolar deve fazer uso de estabilizadores de humor ao longo da vida.

Na depressão, a tristeza é mais profunda, com perda de interesse pelas atividades da vida. Já a depressão bipolar mais grave inclui mais tentativas de suicídios, com mudança de humor mais repentinas e maior incidência de surtos psicóticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui