Semana Farroupilha de Lajeado inicia com a chegada da Chama Crioula

Programação segue até o dia 20 de setembro


0
O ato aconteceu durante a noite desta terça-feira (14), no Parque Professor Theobaldo Dick, palco do acampamento farroupilha - Foto: Artur Dullius

A chegada da Chama Crioula marcou a abertura da 3º Semana Farroupilha de Lajeado. O ato aconteceu durante a noite desta terça-feira (14), no Parque Professor Theobaldo Dick, palco do acampamento farroupilha. No local, 15 ranchos foram montados e são ocupados por entidades tradicionalistas e pessoas da comunidade.

A primeira noite da programação também foi marcada pela homenagem à patrona deste ano, Nelsy Cattoi Conte, que foi 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves em 1955. Na sequência, ocorreu a apresentação dos alunos das Oficinas de Musicalização da Casa de Cultura e o show com Ênio Medeiros.

Pintura será finalizada nos próximos dias e ficará exposta no acampamento farroupilha – Foto: Artur Dullius

Antes mesmo da cerimônia oficial de abertura, a artista Flávia Pozzobon, iniciou a intervenção artística de uma retrato de Anita Garibaldi, considerada heroína da Guerra dos Farrapos. A pintura será finalizada nos próximos dias e ficará exposta no acampamento farroupilha durante o período de programações tradicionalistas.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, em razão da pandemia, o município aguardou até o último momento para definir qual seria o modelo de programação realizada. “O que nos motivou a fazer a semana farroupilha nestes moldes foram, justamente, todas as condições que estão sendo dadas neste momento. É claro que nós vamos continuar com todos os cuidados, mas temos que também retomar as atividades”, enaltece.

O secretário citou ainda o Show Farroupilha em Movimento para destacar a importância de algumas ideias que surgiram ao longo do período de pandemia. Segundo ele, apesar da programação já contar com atrações musicais de forma presencial no Parque dos Dicks, também foram utilizados alguns conceitos desenvolvidos durante o período de Natal de 2020, como o caminhão sonorizado, que levou atrações aos bairros.

“É desta forma que nós também inovamos, a exemplo do que fizemos ano passado no rancho da Rádio Independente, onde tivemos inúmeras apresentações, e no Parque do Imigrante, onde fizemos os shows em formato drive-in. Acredito que muitas dessas coisas vão ser uma tônica daqui pra frente”, projeta.

As atividades seguem até a próxima segunda-feira (20). Durante o período, estão previstas apresentações artísticas, exposições, oficinas e shows com cantores nativistas, como Lisandro Amaral e o grupo Batecasco. A novidade deste ano será o Show Farroupilha em Movimento, um caminhão que percorrerá as principais ruas de Lajeado levando músicas cantadas pelos artistas Daniel Torres e Borghettinho.

O Grupo Independente (GI) também está presente no acampamento farroupilha. Durante os próximos dias, parte da programação da emissora será transmitida diretamente do rancho instalado junto ao Parque dos Dicks.

Para o diretor executivo do GI, a semana farroupilha é também uma experimento para a emissora, que ficou por um longo tempo sem conseguir se comunicar de forma presencial com os ouvintes. “O Grupo Independente está no mesmo local onde esteve em 2019, cultivando e semeando as tradições com uma vasta programação e trazendo pra cá um pouco também da nossa responsabilidade de estarmos transmitindo esta retomada dos eventos”, pondera Brunetto.

Regras sanitárias em relação ao covid-19:
Em razão da pandemia, algumas medidas de segurança estão observadas para evitar a contaminação por coronavírus. Em shows e demais apresentações que receberão público, haverá distanciamento entre as cadeiras. A recomendação do município é que as pessoas que queiram participar ou prestigiar tenham recebido pelo menos a 1º dose da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório para a circulação.

Além disso, não será permitida pista de dança, e o limite de ocupação no espaço interno de cada um dos ranchos será de no máximo 20 pessoas. Também existem regras para participação de entidades e tradicionalistas no acampamento, como horário de abertura e fechamento, a proibição da presença de cavalos e a não comercialização de produtos. Uma ambulância do Saúde Móvel da Secretaria Municipal da Saúde estará no local para aplicação de testes de antígeno contra a Covid-19, quando houver indicação.

Confira a sequência da programação:
15/09 – Quarta-feira
17h – Show Farroupilha em Movimento, com Daniel Torres e Borghettinho, que percorrerão as ruas de Lajeado
20h – Show com artistas locais

16/09 – Quinta-feira
20h – Show de Lisando Amaral

17/09 – Sexta-feira
12h – Sacada Cultural – Dupla Kevin e Kauã na Casa de Cultura
19h – Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje)
21h – Show grupo Batecasco

18/09 – Sábado
16h – Gaiteiro Antônio Lopes de Souza
18h – Apresentação Invernada Adulta – CTG Bento Gonçalves
19h – Oração à Terra
21h – Tornado da Vanera

19/09 – Domingo
17h – Grupo de danças da Aldeia Foxá (participação de Caroline Scariot)
19h – Orquestra Jovem de Lajeado
21h – Lida Bruta

20/09 – Segunda-feira
9h – Cavalgada (saída do Parque Ney Santos Arruda) com recepção no acampamento
17h – Show de Pablo Pereira
18h- Apresentação Farrapas&Tropilhanas – CTG Tropilha Farrapa
19h – Encerramento – Apagar da Chama Crioula, Apresentação de Vinícius Gianezini e Angélica Rosa Bertamoni
21h – Alma Crioula

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui