Assembleia de constituição da Agil em Lajeado será realizada nesta segunda-feira

Agência terá como missão coordenar ações de desenvolvimento e atividades de promoção de inovação


0
Foto: Tiago Silva

Será realizada nesta segunda-feira (9), a partir das 18h30, no Teatro Univates, a assembleia geral de constituição da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil). Será debatido e votado o estatuto da agência e realizada a eleição da primeira diretoria e do Conselho de Administração, bem como empossado o diretor-executivo, Cristiano Zanin.

Conforme a professora Simone Stülp, coordenadora do projeto de nucleação da Agil, a agência é uma ideia antiga de Lajeado e região. Com o desenvolvimento do Pro_Move Lajeado, o projeto ganhou impulso em um formato mais ampliado. Um mapeamento do ecossistema de inovação reforçou a necessidade de uma organização nesse sentido. Dessa forma, a Agil terá como missão coordenar ações de desenvolvimento e atividades de promoção de inovação para a cidade e região.

Simone ressalta que, estruturada na forma de uma Organização Social (OS), a Agil fará a aproximação entre universidade, poder público, empresas e sociedade, com foco em parcerias público-privadas. “A partir da criação da Agil, eu começo a ter algo dedicado a pensar, a gerir e impulsionar o ecossistema de inovação”, destaca.

A coordenadora aponta que não há agências de inovação com esse formato no Rio Grande do Sul. Para ela, a oficialização da Agil é um importante marco e uma oportunidade, principalmente em um momento de pandemia.

Simone lembra que Lajeado tem uma rota da inovação, criada por lei aprovada em dezembro de 2019, “mas efetivamente ainda não tem os primeiros projetos acontecendo”, lembra. A partir disso, ela explica que a Agil estabelecerá as suas primeiras ações de curto prazo para demostrar à sociedade.

Saiba mais:

Localização

O projeto de nucleação da Agil foi desenvolvido dentro do Tecnovates da Univates. Mas a ideia é que a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local fique localizada no Laboratório de Inovação Governamental Social, o Labilá, que funcionará em uma espécie de galpão em frente à Praça do Chafariz, no Centro Histórico de Lajeado.

Composição do conselho

O estatuto e modelo de gestão estabelece que o Conselho de Administração seja composto por membros indicados por Prefeitura de Lajeado, Univates, Acil e Hospital Bruno Born, já conhecidos, e outros vão ser escolhidos entre os sócios na assembleia desta segunda-feira.

Para participar

Os interessados em participar da assembleia de constituição da Agil podem acessar um link de inscrição no Setor de Eventos da Univates.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui