Assembleia marca a fundação da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local em Lajeado

Cristiano Zanin toma posse como diretor-executivo da Agil, que tem formato inédito no RS


0
Assembleia de fundação da Agil em Lajeado (Foto: Rita de Cássia)

Uma cidade mais feliz, conectada e em busca do desenvolvimento em suas mais diversas áreas e projetos. Esses são alguns dos objetivos da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), que teve sua a assembleia geral de constituição realizada na noite desta segunda-feira (9), no Teatro Univates. A assembleia foi conduzida pela professora e coordenadora do projeto de nucleação da Agil, Simone Stülp. Na oportunidade também foi debatido e votado o estatuto da agência e realizada a eleição da primeira diretoria e conselho administrativo, bem como empossado o diretor-executivo, Cristiano Zanin.

Diretor-executivo, Cristiano Zanin (Foto: Rita de Cássia)

Em seu discurso, Zanin, que é morador de Lajeado, estudante, pesquisador e empreendedor, destacou a importância da Agil como marco nas realizações de inovação do Vale do Taquari. “Certamente estamos aqui para fazer história. Esta é mais uma ação concreta do Pro_move Lajeado na trilha de estruturar melhores práticas para cooperação alinhada ao desenvolvimento regional através da inovação. Tenho a imensa satisfação em participar desse projeto que hoje de fato se torna uma organização. Sem dúvida irei dedicar muito empenho nesta nobre missão de articular os recursos e as oportunidades em prol de prosperidade de qualidade de vida. Eu realmente acredito que a região tem uma série de fatores fundamentais para continuar sendo referência em desenvolvimento, e seguir se destacando no cenário de inovação a exemplo de iniciativas do Pro-Move Lajeado e da Agil.

Presidente da Fuvates e professor Ney José Lazzari (Foto: Rita de Cássia)

Para o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), professor Ney José Lazzari, a Agil é o braço cooperativo do movimento Pro_Move Lajeado. “O grande objetivo do Pro_Move é transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos.

Agora estamos instalando a Agil, que é a nossa ferramenta, o nosso braço cooperativo do movimento. Efetivamente estamos fazendo história. A Agil é mais uma das consolidações que estamos fazendo ao longo do processo”, explica Lazzari

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, que integra o Conselho Administrativo da Agil (Foto: Rita de Cássia)

O estatuto e modelo de gestão estabelece que o Conselho de Administração seja composto por membros indicados por Prefeitura de Lajeado, Univates, Acil e Hospital Bruno Born, e outros escolhidos entre os sócios. Integram o grupo, entre outros nomes, representando a Univates, a professora Simone Stülp; representante da Acil, Douglas Fernando Schneider; representando a prefeitura, o chefe do executivo Marcelo Caumo; e os secretários municipais da Fazenda, Guilherme Cé, e do Desenvolvimento, André Bücker; do Hospital Bruno Born, Marcos Rogério Frank (titular) e Cristiano Dickel (suplente); e Carlos Haas, eleito pela assembleia.

O projeto de nucleação da Agil foi desenvolvido dentro do Tecnovates da Univates. Mas a ideia é que a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local fique localizada no Laboratório de Inovação Governamental Social, o Labilá, que funcionará em uma espécie de galpão em frente à Praça do Chafariz, no Centro Histórico de Lajeado.
Como surgiu

Em entrevista ao programa Redação no Ar, da Rádio Independente, nesta segunda-feira (9), a professora e coordenadora do projeto de nucleação da Agil, Simone Stülp, a agência é uma ideia antiga de Lajeado e região. Com o desenvolvimento do Pro_Move Lajeado, o projeto ganhou impulso em um formato mais ampliado. Um mapeamento do ecossistema de inovação reforçou a necessidade de uma organização nesse sentido. Dessa forma, a Agil terá como missão coordenar ações de desenvolvimento e atividades de promoção de inovação para a cidade e região.

A Agil é estruturada na forma de uma Organização Social (OS) e fará a aproximação entre universidade, poder público, empresas e sociedade, com foco em parcerias público-privadas. Simone lembra que Lajeado tem uma rota da inovação, criada por lei aprovada em dezembro de 2019, “mas efetivamente ainda não tem os primeiros projetos acontecendo”, lembra. A partir disso, ela explica que a Agil estabelecerá as suas primeiras ações de curto prazo para demostrar à sociedade.

Além da Univates, a agência conta com parceria da Prefeitura de Lajeado e Associação Comercial e Industrial de Lajeado. Os projetos irão atuar como um braço do Pro_Move Lajeado, que visa incentivar a inovação e o desenvolvimento da região, e conta ainda com diversas empresas parceiras, entre elas a Unimed que trabalha com dois projetos de inovação: o Vibee, que surgiu para identificar novas oportunidades na área da saúde por meio de um processo estruturado de aceleração de startups, e o InnovatiOn, que é um programa de conexão da Unimed com startups.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui