Assistência Social de Lajeado faz plantão para proteger pessoas em situação de rua do frio

Iniciativa será desenvolvida na noite desta sexta-feira (3).


0
Foto: Ilustrativa / Reprodução / Agência Brasil

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), fará um plantão especial na noite desta sexta-feira (3) para atuar na proteção contra o frio junto a moradores de rua. O objetivo é evitar que pessoas em situação de vulnerabilidade social permaneçam nas ruas e fiquem expostas às baixas temperaturas.

Entre as 19h30 e as 22h, uma equipe da secretaria estará de plantão para que a comunidade possa comunicar eventuais casos de moradores de rua expostos ao frio. Segundo a secretária da Sthas, a assistente social Ceci Gehrlach, a secretaria já vem atuando neste sentido. Na última quarta-feira (1º), a equipe da secretaria abordou 11 moradores de rua que estavam na Praça da Matriz e um que estava na Avenida Alberto Pasqualini, próximo ao trevo da BR-386. As pessoas que estão na rua são convidadas a irem para o Abrigo São Chico, entidade que recebe pessoas em situação de rua e que é parceira da Prefeitura para este serviço de acolhimento.

“Todos eram moradores que já haviam passado pelo abrigo. Convidamos novamente e muitos não querem voltar. A gente apela para a comunidade para que não dê esmola nem alimentos ou roupas, porque isso incentiva que permaneçam na rua. Temos um serviço de abrigo para oferecer e queremos que estas pessoas sejam bem acolhidas em um serviço público que já está disponível. Ficar na rua não dá dignidade a ninguém”, explica a secretária.

Como contatar a STHAS para informar:

Pessoas da comunidade que quiserem informar sobre moradores em situação de rua para que sejam abordados devem ligar ou mandar whatsapp para o número (51) 99324-9324 e falar com Céci para que ela repasse os dados para a equipe da ronda.

Doações de roupas

Quem tiver interesse, pode doar roupas para a Defesa Civil, que se encarrega de dar o destino apropriado das doações. Cobertores, roupas masculinas como calçados, jaquetas, bem como roupas de cama e toalhas podem ser entregues junto à sede da Defesa Civil de Lajeado, localizada dentro do Parque do Imigrante.

O horário para realizar a doação é das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h45, de segunda aquinta-feira. Na sexta-feira, o expediente é das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui