Assistência Social de Lajeado intensifica ações em semana que prevê frio intenso

Horários para recebimento de agasalhos e cobertores também será ampliado


0
Foto: Divulgação

Com o alerta da chegada de baixas temperaturas a partir desta terça-feira (27), no Rio Grande do Sul, a Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS) de Lajeado está intensificando as ações com o objetivo de amenizar os impactos do frio intenso à população em situação de vulnerabilidade social.

Um dos serviços oferecidos pela assistência social é de acolhimento e orientação à população em situação de rua, feito pelo Serviço de Abordagem Social. Durante todas as semanas, uma equipe da assistência social percorre as ruas a fim orientar e convidar a população em situação de rua a se abrigarem temporariamente no Abrigo São Chico.

A secretária da SMDS, Céci Maria Rodrigues Gerlach, explica as abordagens sociais. “Nós trabalhamos incansavelmente na acolhida e orientação deste público, porém muitos não aceitam e não podemos obrigar ninguém a passar um tempo no abrigo. É muito difícil conciliar as opiniões particulares com o bem-estar da população, já que cada um tem o direito de escolher onde quer ficar, mesmo que essa escolha seja no lado de fora de um abrigo, na rua, no frio”, explicou Céci.

Ampliação de horários para recebimento de agasalhos e cobertores

Além de acolher, é importante que as pessoas tenham acesso a agasalhos e cobertores. Em razão disso, a assistência social irá ampliar os dias de recebimento de doações no Centro de Referência Vestir & Ser durante esta semana.

As doações devem ser exclusivamente de roupas e agasalhos de inverno, bem como de cobertores e mantas, já que é a maior necessidade da população em situação de vulnerabilidade social neste momento. Durante esta semana, as pessoas podem doar agasalhos e cobertores de inverno na terça e quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e na sexta-feira, das 8h às 14h.

Já a retirada de peças por parte de famílias em situação de vulnerabilidade social funciona por agendamento, sempre nas quartas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Na medida em que o Centro passe a receber mais roupas para o frio será possível ampliar o atendimento para a população que necessitar. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui