Associações de pais, professores e amigos de escolas particulares do Vale lançam nota pela volta às aulas presenciais

Além do retorno das atividades presenciais, eles pedem prioridade na vacinação dos professores e funcionários da educação


0
Marcello Motta, presidente da Associação de Pais, Professores e Amigos (APPA) do Ceat (Foto: Tiago Silva)

Associações de pais, professores e amigos de escolas particulares do Vale do Taquari lançaram uma nota pela volta às aulas presenciais no RS. O documento é assinado por presidentes de associações que representam nove escolas, com cerca de 7 mil alunos e 1,5 mil famílias. Além do retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino, eles pedem prioridade na vacinação dos professores e funcionários da educação.


ouça a entrevista

 


 

Os subscritores reiteram o apoio às manifestações em prol das aulas presenciais que sejam pacíficas e que respeitem os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades.

O presidente da Associação de Pais, Professores e Amigos (APPA) do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), Marcello Motta, lamenta que a região de Lajeado já teria nota suficiente para ficar na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do RS há três semanas, mas, por conta de critérios adotados pelo estado, permanece na preta. Nesta classificação, por determinação judicial, está impedida de realizar aulas presenciais.

Para Motta, “não ter aula presencial é um prejuízo enorme não só para as crianças, como também de todas as famílias”. Ele defende que os educandários possam voltar “com protocolos de segurança estabelecidos e que deram certo”. “Não tivemos praticamente nenhum caso dentro das escolas, e especialmente originados dentro das escolas”, alega. Ele lembra que outras atividades registram casos de contaminação pela Covid-19 maior.

Motta destaca que a falta de aulas presenciais “tem um efeito nas crianças que é extremamente prejudicial, cada vez maior cada dia que passada”. Cita questões de aprendizado e mentais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui