Ataque com ácido, pedrada e até roubo: outros perrengues de Mona Lisa antes de ‘tortada’ no Louvre

Há relatos históricos que afirmam que, quando foi adquirida por Francisco 10, rei da França, a obra foi parar no banheiro do monarca


0
Foto: Reprodução

O ataque sofrido pela Mona Lisa no Museu do Louvre, em Paris, neste domingo (29), não foi o primeiro perrengue que a obra já passou. Segundo o jornal El País, em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro, danificando o vidro que a protegia.

Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta em spray vermelha na pintura, sem sucesso.

Já em 1956, a obra sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro, e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.

Em 1911, o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos mais tarde.

Há relatos históricos que afirmam que, quando foi adquirida por Francisco 10, rei da França, a obra foi parar no banheiro do monarca.

Tortada

La Gioconda ou Mona Lisa, como a obra é mais conhecida no Brasil, sofreu um ataque de vandalismo neste domingo (29), no Museu do Louvre, em Paris, onde a obra fica exposta. O vidro que protege a obra ficou sujo, mas a Mona Lisa saiu ilesa.

Um visitante atirou o que parece ser uma torta no quadro. A pessoa estava disfarçada com uma peruca e usava uma cadeira de rodas. Sua identidade não foi divulgada e ainda não se sabe a motivação do ataque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui