
Trinta e dois municípios do Vale do Taquari passaram a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro. O Ministério do Turismo divulgou a atualização da lista durante a última semana, contendo 2.542 cidades brasileiras, que estão distribuídas em 322 regiões turísticas. No entanto, o número de representantes da região deve ser ainda maior até o início do segundo semestre.
OUÇA A REPORTAGEM

Conforme o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, o mapa reúne os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. “São vários quesitos que devem ser preenchidos e cumpridos. Além de ter o conselho municipal do turismo, também é preciso ter o plano municipal de turismo aprovado, com as ações para os próximos dois anos, e alguns estabelecimentos precisam ter o cadastro do Cadastur”, explica.
Nesta última atualização, 280 cidades do país foram incluídas. Destas, oito são do Vale do Taquari: Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Santa Clara do Sul, Taquari, Bom Retiro do Sul, Capitão e Coqueiro Baixo. A região teve um crescimento de 30%, sendo no Rio Grande do Sul a que mais aumentou a sua participação na lista. O Estado também passa a ser o segundo do Brasil com mais municípios turísticos. Desde 2018, o Vale mantinha 24 municípios cadastrados. Agora, dos 36 municípios associados a Amturvales, apenas quatro ainda não integram o Mapa.
“Um deles é Guaporé, que pertence a região da Serra mas também é nosso associado. Ou seja, dos 35 aqui do Vale, faltou Putinga, Itapuca e Doutor Ricardo. Os dois primeiros porque se associaram neste ano então vão entrar na próxima janela, em maio. O mesmo vale para Doutor Ricardo, que precisou fazer alguns ajustes na documentação. Então, teremos todos município que fazem parte Amturvales no Mapa. Isso é certamente um feito inédito”, comemora Arenhardt.
Segundo ele, dos 37 municípios do Vale do Taquari, apenas Forquetinha e Canudos do Vale não são ligados a associação. As cidades que integram o Mapa do Turismo são classificados de A a E. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão à quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
“Cada município tem o que oferecer. Não interessa o tamanho da cidade. Não existe município superior ou inferior. Todos são iguais e tem capacidade de buscar”, conclui.
Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br