Atingidos pela enchente em Lajeado já estão em casa

Pelo menos oito famílias já foram encaminhadas para a região central.


0
Foto: Natalia Ribeiro

Depois de uma mudança de estratégia da Defesa Civil de Lajeado, famílias atingidas pela cheia do Rio Taquari começaram a retornar para casa, na tarde desta terça-feira (30). Conforme estimativa do coordenador do órgão, Heitor Hoppe, foram oito deslocamentos até o “São José”, no Centro. Mais sete remoções foram realizadas na manhã desta quarta-feira (31). O trabalho encerrou às 11h.


Ouça a reportagem


Por conta da previsão de 100 milímetros (mm) de chuva no início da semana, a Defesa Civil havia decidido manter as famílias no Pavilhão 3 do Parque do Imigrante, pelo menos até o domingo (4). Porém, com orientações do órgão em nível estadual e informações de estações meteorológicas, o quadro foi alterado. “Numa avaliação conjunta, realizada ao meio-dia, decidimos que haveria possibilidade de remover as famílias hoje”, explica.

Os flagelados receberam a notícia com apreensão, e temem a possibilidade de uma nova enchente. Lisandra Liane Stoll, 37 anos, disse que ficou assustada. “Fico preocupada com a chuva que está prometendo. Vamos rezar para que dê tudo certo”, afirma. Hoppe tranquiliza os abrigados, garantindo que “agora a previsão é de 50 mm, inclusive mais ao Norte e Nordeste gaúcho. Toda essa precipitação não atingirá o Vale do Taquari”.

Mesmo receosa, Lisandra decidiu arrumar seus pertences e voltar para casa onde reside com o marido, Tiago Felipe Formel, 28 anos, a filha Ana Luísa, 3 anos, e uma gata de estimação. Eles foram os primeiros a deixar o ginásio, após cerca de 60 horas de ocupação. “Foi tranquilo. Todo mundo veio nos ver e conversar. Recebi doações e quero agradecer a quem me ajudou”, conta.

Três caminhões foram disponibilizados para a mudança dos flagelados. Fotos: Natalia Ribeiro

Residindo em Lajeado há cinco anos, e atingida por duas cheias nesse período, a mulher espera que o drama não se repita. “Eu tô esperando a entrega das chaves, para o mês de julho, do apartamento no Novo Tempo I, que fui sorteada”, revela.
Três caminhões estão sendo utilizados para levar os pertences das famílias.

“Dependemos das condições que eles apresentam para fazer os encaminhamentos. Alguns estão limpando as casas e outros estão no trabalho, com dificuldades para organizar suas coisas”, explica o coordenador. Somente esses abrigados serão transferidos na quarta-feira. Os demais já estão em casa.

Cautela

Atendendo a 13 famílias que estão no Ginásio Ito Snell, no Bairro Oriental, a Defesa Civil de Estrela aguarda para fazer o encaminhamento. Eles devem ser levados apenas na próxima quinta-feira, 1º de junho. Projeção semelhante vale para os desalojados, que estão na casa de amigos ou parentes. No total, 20 famílias tiveram de ser retiradas nos bairros Centro, Imigrantes e Moinhos. NR

Caminhão leva desabrigados para casa; veja imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui