“Atitude mais nobre de uma pessoa é ser grata”, diz padre Valdir Biasibetti sobre Dia de Ação de Graças

Paróquia Santo Inácio de Loyola de Lajeado realiza programação alusiva à data com missas e comercialização de meio galeto.


0
Padre Valdir José Biasibetti, da Paróquia Santo Inácio de Loyola (Foto: Gabriela Hautrive)

O Dia Mundial de Ação de Graças é celebrado na 4ª quinta-feira do mês novembro. Portanto, neste ano, no dia 26. Nos Estados Unidos e Canadá, a data é considera uma das mais importantes do calendário religioso, ao lado do Natal. No Brasil a celebração não é tão tradicional, mas também recebe programações especiais. Em Lajeado, a Paróquia Santo Inácio de Loyola promove duas celebrações de missas e também a venda de meio galeto.


ouça a reportagem

 


O padre Valdir José Biasibetti explica que no Dia de Ação de Graças é o momento para agradecer. “Atitude mais nobre de uma pessoa é ser grata, ainda mais necessário tempo de pandemia, em que ligamos muito a palavra da gratidão com a solidariedade e para reconstruir novas esperanças, e isso queremos celebrar.”

Nesta quinta-feira (26) haverá missa em dois horários: às 15h e às 19h. Ambas com capacidade máxima de 300 pessoas e com a exigência do uso de máscaras. A missa das 19h também será transmitida pelo Facebook da paróquia.

“Pedimos para quem possa estar presente de tarde, venha e permita que quem trabalha nesse período possa vir a noite”, pondera. Os momentos também servirão para arrecadar alimentos através de uma ação solidária que destinará os produtos para famílias carentes da cidade. “Gratidão não é somente falar obrigado ou olhar para os céus, juntar as mãos e dizer que está tudo bem, mas sim olhar para terra, para as pessoas, para que todos tenham condições de vida digna, isso nos une muito”, ressalta o religioso.

Além das celebrações, no próximo domingo (29), a paróquia também promove a venda de meio galeto em alusão a data. Haverá missa às 8h30, e das 10h30 às 13h ocorrerá a retirada do alimento no sistema drive-thru, em frente à igreja, localizada na Rua Bento Gonçalves no Centro de Lajeado.

Toda a programação é planejada levando em conta os cuidados necessários devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. “Vamos observar condições de uso de máscara, álcool em gel e distanciamento”, completa o padre. Os cartões poderão ser adquiridos com integrantes da diretoria da comunidade e na secretaria paroquial. Também haverá venda de cartões ao final das missas na Igreja da Matriz.

Igreja da Matriz está localizada na Rua Bento Gonçalves no Centro de Lajeado (Foto: Reprodução / Google Maps)

Programação

  • Quinta-feira (26) – missas ás 15h e às 19h;
  • Domingo (29) – missa às 8h30; e das 10h30 às 13h, ocorrerá a retirada do meio galeto no sistema drive-thru, em frente a igreja.

História do Dia de Ação de Graças

Desde o século XVI, fundadores da Nova Inglaterra, localizada em Plymouth Colony, Massachusetts, comemoravam a colheita com a realização de uma festa. No início, a comemoração era feita no outono. Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas se organizaram para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso. Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas.

Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. A data passou a ser feriado nacional nos Estados Unidos a partir do ano de 1941. Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família. Por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares. Além disso, são realizados desfiles, missas e festas.

No Brasil, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana. A comemoração foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra. Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia que é celebrada nos EUA, na quarta quinta-feira de novembro. (Fonte: Portal Calendário Brasil)

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui