Ativista do direito a estudar, Malala é vacinada contra a Covid-19, aos 23 anos, no Reino Unido

Nobel da Paz de 2014, a jovem paquistanesa vive hoje na Inglaterra. Aos 14 anos, ela foi baleada na cabeça pelo Talibã porque queria estudar


0
Malala Yousafzai recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em um posto da Inglaterra em 25 de junho de 2021 (Foto: Twitter/@Malala)

Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 23 anos, foi vacinada contra a Covid-19 nesta sexta-feira (25), segundo anúncio que ela mesma fez em redes sociais. Ela vive no Reino Unido, onde a campanha de vacinação está bastante avançada.

“Acabei de receber minha primeira dose da Pfizer”, celebrou a jovem. “Se você for elegível, tome sua vacina contra a Covid-19. Fique seguro e mantenha os outros seguros.”

Malala ficou conhecida por ser uma ativista do direito a estudar. Aos 14 anos, ela foi baleada na cabeça pelo Talibã porque queria ir para a escola – no ano passado, ela se formou em filosofia, política e economia na prestigiosa Universidade de Oxford.

82% da população adulta vacinada

O ministro responsável pela campanha de vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, disse na quarta-feira (23) que 82% dos adultos do país já receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Zahawi também comemorou que 60% dos britânicos estão com a vacinação completa, ou seja, já receberam as duas doses dos imunizantes disponíveis.

“Alcançamos a marca de 3 em 5 de todos os adultos recebendo a proteção de uma segunda dose”, disse o ministro das vacinas em um pronunciamento.

O Reino Unido foi o primeiro país do ocidente a iniciar uma campanha de vacinação em massa, ainda em dezembro do ano passado, logo após a aprovação do imunizante da Pfizer/BioNTech.

A vacinação dos britânicos usa 4 imunizantes diferentes, todos aprovados pela autoridade sanitária do país, e distribuídos de graça pelo NHS, sistema público de saúde, parecido com o SUS brasileiro.

As vacinas aprovadas no Reino Unido são:

  • Moderna
  • Oxford/AstraZeneca
  • Pfizer/BioNTech
  • Janssen

As três primeiras exigem duas doses para a imunização completa, já a vacina da Janssen (Johnson & Johnson) requer apenas uma dose para a proteção.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui