Atletas de equipe de Teutônia disputam seletiva nacional dos Jogos Escolares Mundiais

Pedro Hofler e Pedro Dutra venceram suas provas na seletiva estadual e estarão com a Seleção Gaúcha de Atletismo em Aracaju, no Sergipe


0

A temporada 2022 do atletismo está iniciando com todo “gás” para atletas e Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi, projeto que também conta com o apoio das Prefeituras de Teutônia e Westfália. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Sogipa, em Porto Alegre, ocorreu a seletiva estadual para composição da Seleção Gaúcha de Atletismo, que disputará a seletiva nacional dos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, no período de 7 a 10 de março, na capital sergipana, Aracaju. Na oportunidade, dois atletas da equipe teutoniense obtiveram classificação: Pedro Hofler, que venceu a prova do lançamento de martelo; e Pedro Dutra, vencedor da prova do salto em distância.

Os Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade, são a maior competição estudantil do mundo, com organização da Federação Internacional do Desporto Escolar. Em 2021, em virtude da pandemia, a edição que aconteceria na China foi cancelada e, em 2022, atletas-alunos entre 13 e 17 anos de idade, representantes de diversos países, encontram-se na França, no mês de maio.

Troféu de equipe vice-campeã dos Jebs

Na última semana a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi recebeu da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) o troféu de vice-campeã no naipe masculino dos Jogos Escolares Brasileiros 2021. “No Rio Grande do Sul, fomos a equipe que mais pontuou na competição. O troféu é um reconhecimento por esse excelente desempenho”, destaca o professor e treinador Laudenor Brune.

A pontuação de vice-campeão brasileiro masculino refere-se às medalhas de ouro conquistadas por Oberdan Brune, no hexatlo, e Matheus Bloemker Caravalho, nos 800m rasos, nos Jogos Escolares Brasileiros de 2021. O título desses atletas rendeu pontuação dobrada, a qual soma-se aos pontos obtidos na prova de salto em altura disputada por Matheus e o 4º lugar da dupla que integrou o revezamento 4x100m.

Naquela oportunidade, atletas da equipe teutoniense conquistaram três das quatro medalhas de ouro da Seleção Gaúcha, na competição nacional disputada no Rio de Janeiro nos dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2021. Além de Oberdan e Matheus, a jovem Clara Rückert foi medalha de ouro no pentatlo.

Temporada

O período de treinos dos atletas já foi retomado objetivando a preparação às competições da temporada 2022. Também já está confirmada a 18ª edição do Troféu Teutônia de Atletismo, agendada para o dia 2 de abril.

O ano de 2021 foi de grandes conquistas para a equipe teutoniense. O reconhecimento veio no 18º Troféu Faergs, promovido pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul em dezembro, quando foram premiados os destaques do atletismo em sessão solene com a participação de atletas olímpicos e lideranças do esporte nacional. Na oportunidade o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Wlamir Leandro Motta Campos, enalteceu o trabalho de longa data desenvolvido pelo Colégio Teutônia. “O desenvolvimento de futuros atletas vai além do valor olímpico, além da competição. O respeito é um dos alicerces culturais do atletismo, o que contribui para o exercício da cidadania. E isso inicia nas escolas, em projetos como do Colégio Teutônia, que vem ‘semeando’ isso há muito tempo e vê as primeiras ‘plantas florescerem’. A Confederação quer dar mais atenção a esse trabalho de base, ao nascedouro de futuros atletas.”

Naquela ocasião, a equipe anfitriã teve nove atletas premiados por terem subido ao pódio nas competições estaduais em diferentes categorias; além de reconhecimento ao trabalho dos treinadores Laudenor Brune e Iurquen Roese; homenagem aos patrocinadores Languiru e Sicredi; e Título Emérito da Faergs ao diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, pelo trabalho em nome do atletismo estadual. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui