Atos de vandalismo obrigam prefeitura de Bom Retiro a reforçar policiamento no Parque Pôr do Sol

Fatos estariam sendo cometidos por menores, entre o fim da tarde e a noite


0
Atos estariam sendo cometidos por cerca de seis a dez adolescentes (Foto: Stel / Divulgação)

Nos últimos dias, a presença da Brigada Militar e do Conselho Tutelar tem sido mais frequente nas dependências do Parque Por do Sol, em Bom Retiro do Sul. A administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, reforçou o policiamento em razão de constantes atos de vandalismo que foram registrados no local.


ouça a reportagem

 


O parque, junto com a Barragem Eclusa, é um dos pontos turísticos mais visitados do município. Segundo o secretário Marcelo Cardoso, os fatos começaram a serem percebidos há cerca de três meses. “O que a gente vem acompanhando são muitos menores, entre 16h e 21h, soltos no parque. Tanto meninos como meninas estão depredando o patrimônio público. Na Casa de Cultura, por exemplo, já são quatro vidros quebrados. A caixa d’água e o encanamento do prédio que sedia a secretaria foram quebrados”, explica.

Marcelo Cardoso, secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Bom Retiro do Sul (Foto: Stel / Divulgação)

Além disso, a prefeitura identificou danos no portão central e junto à Feira do Produtor. Também foi flagrada a morte dos peixes ornamentais que estavam no chafariz e, inclusive, algumas crianças tomando banho no local. Outro ponto preocupante é a invasão dos jovens junto à pista de caminhada, fazendo manobras arriscadas com bicicletas.

“Inclusive, quase atropelando algumas pessoas. Isso que a pista de caminhada é num sentido e o espaço para ciclistas na direção contrária. O local está devidamente demarcado e é dividido ao meio com cones e correntes, e muitas destas divisórias também foram quebradas”, relata Cardoso.

Conforme o secretário, o parque recebeu novas câmeras de vigilância, ampliando a área de cobertura. Na análise de algumas imagens, as equipes responsáveis já constaram que as estruturas são chutadas e quebradas de propósito. Os atos estariam sendo cometidos por cerca de seis a dez adolescentes, logo após o termino do expediente da secretaria. Neste horário, o local conta com vigias. No entanto, os menores não respeitam as orientações.

Segurança no Parque Pôr do Sol reforçada em função do vandalismo (Foto: Artur Dullius)

“Já que com os funcionários falando não adianta nada, então a gente teve que procurar a parceria da Brigada Militar e do Conselho Tutelar. Desta maneira já iniciaram as batidas no parque. Quem é de menor tem o nome devidamente preenchido e, se não parar com esta série de irregularidades, a gente vai tomar medidas mais drásticas, junto com o Ministério Público”, adianta.

De acordo com Cardoso, quem presenciar algum ato de vandalismo deve entrar em contato com a Brigada Militar, ou então acionar os funcionários e vigias da prefeitura. “O parque é um local público e um patrimônio público. Sendo assim ele é de todos, mas todos têm o dever de cuidar. Muitas vezes, as pessoas reclamam que algumas coisas não têm. Quando a secretaria faz e oportuniza, uma minoria acaba quebrando e não mantendo em funcionamento. É o caso do chafariz, que estava desativado desde 2013, e isso ai é inaceitável. Então, temos que colocar um ponto final e um basta nisso”, conclui.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui