Audiência pública virtual discute a importância de biodigestores nas propriedades rurais

Segundo a deputada Zilá Breitenbach, após a criação da lei, é importante manter a pauta em discussão para fomentar o uso da tecnologia


0
Deputada Zila (Foto: Divulgação)

Acontece na próxima segunda-feira (26), a partir das 14h, uma audiência pública virtual sobre a importância de biodigestores na preservação da água, geração de energias renováveis e a produção de biofertilizantes a partir do reaproveitamento de resíduos da produção rural. O foco do encontro será os benefícios econômicos e ambientais gerados a partir dos Biodigestores na Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas. A transmissão ocorre na plataforma Cisco Webex Meeting — clique aqui para acessar.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, a deputada Zilá Breitenbach, o encontro tem o objetivo de informar o produtor rural sobre esta política de biodigestores, já que a lei foi implantada em 2020, no RS, como Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização de Biometano. “Temos que continuar a falar disso para que as pessoas tenham interesse em construir seu biodigestor”, comenta.

Entre os palestrantes, estará presente o professor e doutor Odorico Konrad, da Universidade do Vale do Taquari (Univates), representando as universidades.


ouça a entrevista 

 


 

Trabalho antes de se transformar em lei 

A parlamentar contou ter começado a trabalhar com o tema há cerca quatro anos, quando uma audiência pública, com a presença de cinco secretarias, discutiu o problema dos dejetos animais e seus impactos. Foi criado, a partir daí, um grupo de trabalho para aprofundar o estudo de viabilidade de projetos de biodigestores, que realizou oficinas e debates regionalizados. Posteriormente, a deputada entregou ao governo o Programa Pró-Biodigestores, como sugestão de se tornar um programa de Estado, e protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei, propondo uma política de incentivo à geração de energia a partir de resíduos orgânicos da cadeia produtiva.

Além da audiência pública sobre a importância de Biodigestores na preservação da água, a deputada, que é a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RS, também falou sobre a criação da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav/Unale). Ouça a entrevista completa no player acima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui