Aula inaugural do curso de administração da Univates abordará ecossistemas de inovação

Evento virtual é gratuito e aberto à comunidade


0
Foto: Divulgação

O curso de administração da Univates promove, na próxima terça-feira (23), a partir das 19h, um painel virtual. Na ocasião, representantes do poder público, iniciativa privada e academia estarão reunidos para discutir os diferentes papéis das organizações em um ecossistema de inovação. O objetivo da atividade é debater a importância da gestão organizacional como promotora da inovação. A participação no evento é gratuita.

O evento Gestão que promove inovação: o papel das universidades e organizações no ecossistema de inovação tem como convidados o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – Fuvates, Ney José Lazzari; o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; representantes da empresa Mercur, Douglas Hermes e João Vogt; e o professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, doutor Pedro Verga Matos.

Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Gabriel Machado Braido, um ecossistema de inovação é um ambiente no qual são facilitadas e incentivadas as articulações entre diferentes atores que vislumbram a inovação como propulsora do desenvolvimento social e econômico. “A promoção da inovação de maneira individual, por parte de uma organização, costuma ser difícil, mas com o apoio dos diferentes atores do ecossistema, como a universidade e o poder público, por exemplo, o processo de inovação se torna mais simples e exitoso”, explica.

O professor comenta sobre a tendência de acirramento da concorrência entre as empresas no mercado, o que torna desafiador se diferenciar sem alguma inovação, seja ela em algum processo inovador, mais eficaz que os processos tradicionais, por exemplo, ou até mesmo com a oferta de algum produto ou serviço inovador ao mercado. “A nova proposta do nosso curso de Administração, portanto, busca aprofundar as discussões acerca da inovação e a sua importância para o desenvolvimento organizacional, econômico e social”, revela o professor.

Aula +

A aula inaugural também marca o lançamento oficial da nova proposta curricular do curso de Administração da Univates, inserido no modelo Aula+. “Gestão que promove inovação” passa a ser, a partir de agora, o slogan do bacharelado que, logo, completará 40 anos de atividades. “O slogan resume aquilo que acreditamos: uma boa gestão e um excelente relacionamento das organizações com os atores pertencentes a um ecossistema é o que promove a inovação”, finaliza Braido. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui