Aula inaugural do curso de Enfermagem da Univates discute atuação da área em tempos de crise

Evento gratuito é virtual e acontece no dia 13


0
Imagem: Marcos Schlinz/Divulgação

O bacharelado em Enfermagem da Univates programa para o dia 13 de abril, a partir das 19h, uma palestra virtual sobre a liderança e protagonismo da área em tempos de crise. As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.univates.br/eventos.

O campo da Enfermagem, com suas diferentes áreas de atuação, se coloca como uma das áreas importantes para a superação da pandemia. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estima que atuem, no Brasil, cerca de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes. No Rio Grande do Sul são cerca de 133 mil profissionais. O convidado é o professor e enfermeiro intensivista Marcos Paulo Schlinz, profissional com ampla atuação na área da Enfermagem. Schlinz atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf).

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Paula Michele Lohmann, revela que o evento tem como objetivo, além de reunir os estudantes e professores do curso de Enfermagem e demais interessados na temática abordada, discutir o papel do enfermeiro e sua participação ativa – e proativa – diante do cenário da pandemia, debatendo o contexto da saúde pública e o exercício das competências do enfermeiro, tanto em sua formação quanto ao longo de sua prática profissional.

É fato que a atuação da enfermagem foi e tem sido essencial para a (re)organização hospitalar e das unidades básicas de saúde, visando a dinâmica laboral dos envolvidos bem como, incorporando as recomendações oficiais de enfrentamento à Covid-19 na prática diária. A enfermagem se mostrou protagonista e evidenciou a partir da sua prática as competências gerais da sua profissão”, diz ela.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Marcos Paulo Schlinz

Marcos Paulo Schlinz é enfermeiro intensivista; titulado em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti)/Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib); sócio-diretor do Schlinz Consultorias e Capacitações (SCC); membro da diretoria da ABENTI; membro do Departamento de Enfermagem da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti); membro da Câmara Técnica Científica do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG); diretor e instrutor do Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e do Basic Life Support (BLS) na Somitipela American Heart Association (AHA); diretor do Nurse-Friday Official (plataforma de atualização e formação de enfermagem em alta performance); coordenador de Pós-Graduação de Enfermagem em UTI de Adultos e Neonatal pela Faculdade Ensin-E; supervisor de Ensino em Pós-Graduação e Extensão da Área da Saúde – Iespe; vice coordenador do Núcleo da Zona da Mata Mineira da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (Rebraensp); e mestrando de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf).AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui