Aulas presenciais dos anos finais do Ensino Fundamental podem ser retomadas nesta quarta na rede estadual

Na região, o retorno não deve ocorrer devido a falta de EPI´s nas escolas.


0
Foto: Pixabay

Previstas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul estão autorizadas a partir desta quarta-feira (28). A mesma data marca a liberação do retorno das aulas dos anos finais do Ensino Fundamental.

No entanto, as aulas da rede pública estadual do Ensino Fundamental dos anos iniciais seguem tendo como data de retorno o dia 12 de novembro. As redes municipal e privada, porém, podem retornar nesta quarta-feira (28), se assim desejarem.

A decisão foi tomada após debate do Gabinete de Crise nesta quinta-feira (22) e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), deliberado hoje pelo Gabinete de Crise.

Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação.

O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.

O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.

Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

O calendário
Data da autorização de retorno por parte do Estado (para municípios que assim desejarem):

28/10 – Anos finais e iniciais do Ensino Fundamental

Data de retorno da rede pública estadual:
28/10 – Anos finais do Ensino Fundamental
12/11 – Anos iniciais do Ensino Fundamental

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui