Aulas presenciais são retomadas para Educação Infantil e anos iniciais em Arroio do Meio

Cronograma de retorno começou pelos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio no dia 28 de outubro.


0
Três alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental retornaram na manhã desta quinta-feira na Escola Bela Vista (Foto: Gabriela Hautrive)

Os alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto na rede municipal de ensino de Arroio do Meio como também na rede privada e escolas comunitárias, voltaram às aulas presenciais nesta quinta-feira (12). O cronograma de retorno começou pelos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio no dia 28 de outubro. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, os estudantes com idades entre 4 e 11 anos, entre pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, se juntaram aos demais alunos que já haviam retomado suas atividades em outubro, como explica a diretora Naiara Regina Tres.


ouça a reportagem

 


“Nós iniciamos com quatro turmas na parte da manhã e à tarde, o restante dos anos finais e iniciais. Na Educação Infantil voltaram cinco alunos e 4º e 5º anos mais cinco, com uma média de dez alunos”, relata. Ao todo a escola conta com cerca de 376 alunos, sendo que aproximadamente 100 deles já retornaram de forma presencial, representando 26,5% do total. Esses alunos são divididos em grupos e turnos diferentes, sendo que o número de estudantes atendidos na escola poderá variar, mas sempre respeitando as normas de segurança e distanciamento.

“As salas estão preparadas, tanto para volta de um aluno ou a retomada dos 50%. Na parte da manhã temos em torno de 39 alunos somando junto com os que já voltaram, que são os anos finais”, completa. Assim como em outros municípios do Vale do Taquari, os educandários precisam seguir todos os protocolos de higiene e segurança. “Na entrada a gente afere a temperatura, passa o álcool em gel na mão, o pé no tapete sanitizante e segue as setas até a sala de aula, tudo com distanciamento e número reduzido de materiais didáticos”. A diretora acrescenta que conforme decreto estadual, o uso de máscaras para os alunos de 4 a 5 anos não é obrigatório.

Esquerda para direita: Secretária de Educação, Mara Betina Fonerck e diretora da Escola Bela Vista, Naiara Regina Tres (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo a secretária de Educação de Arroio do Meio, Mara Betina Fonerck, com a retomada feita nesta quinta-feira, completa-se o atendimento para todos os alunos do município. “Hoje Arroio do Meio tem a possibilidade de atender todos os níveis, tanto nas escolas privadas quanto nas públicas, com exceção do Colégio Guararapes que depende de questões do Estado”, informa.

O retorno não é obrigatório. As famílias podem escolher por permanecer com atividades pedagógicas não presenciais, mas para aqueles que voltam, a secretária garante que há segurança e cumprimento de decretos. “Nossas escolas estão todas com alvarás sanitários, os espaços foram todos reformulados e quem nos disse que poderíamos voltar foi a área da saúde”. Na rede pública municipal de ensino cerca de 700 alunos estão aptos a voltarem, em Arroio do Meio.

Retomada aconteceu também para alunos da Educação Infantil (Foto: Gabriela Hautrive)

Protocolos

O município está seguindo os protocolos previstos na Portaria Conjunta n° 001/2020 da Secretaria de Saúde e de Educação do Estado e do Decreto Estadual nº 55.465, de 5 de setembro de 2020, que estabelece o “novo normal” a ser observado no retorno às aulas presenciais. Entre as adaptações, a família terá que assinar o termo de corresponsabilidade e os alunos terão a temperatura aferida na entrada da escola – no máximo 37.8ºC para poder permanecer na escola e participar das atividades;

O retorno depende do sistema de bandeiras. O município só poderá promover atividades presenciais se estiver em bandeira amarela ou laranja, há pelo menos duas semanas. Os espaços foram adaptados para acolher alunos, professores, colaboradores e famílias dentro dos protocolos de segurança. Além disso, as equipes foram capacitadas para desenvolver as atividades de forma segura.

Carga horária e atendimento

– 4 horas por turno de atendimento na Educação Infantil – Etapa Creche*

– Para oportunizar 100% de atendimento, garantindo que todos os alunos matriculados na Etapa Creche possam ser atendidos, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro por criança e as necessidades de higienizar todos os ambientes da escola a cada troca de turno, o atendimento será ofertado em dois turnos de 4h.

– Dessa forma, cada família terá garantido o atendimento de quatro horas diárias. O atendimento será no turno da manhã ou da tarde, conforme organização de cada instituição.

– 3 horas de aula presencial para os alunos da Educação Infantil/Anos Iniciais ao 9º ano do Ensino Fundamental*

– Na semana em que o aluno não estiver escalonado para ir à escola, realizará as atividades escolares em casa. O ensino será híbrido: uma semana na escola e na outra continuará realizando as atividades em casa.

– Para oportunizar 100% de atendimento, garantindo que todos os alunos matriculados na Rede Municipal possam ser atendidos, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro por aluno e as necessidades de higienizar todos os ambientes da escola e dos veículos do Transporte Escolar a cada troca de turno, as escolas organizarão um escalonamento semanal – 50% dos alunos da turma em cada semana.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui