Aulas presenciais são retomadas parcialmente nas escolas municipais de Lajeado

Na manhã desta quinta-feira (29), 614 retomaram os estudos


0
Foto: Maiara Rovêa/Divulgação

Saudade e alegria são os sentimentos de alunos e professores que começaram a retornar às salas de aula nesta quinta-feira (29), em Lajeado. Neste primeiro momento, voltaram às aulas os alunos de 3 a 5 anos da educação infantil atendidos em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e os alunos de 4 e 5 anos da educação infantil e 1º e 2º anos atendidos em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Até as 11h desta quinta-feira, foram contabilizadas 614 crianças voltando às escolas municipais. À tarde, outros alunos serão atendidos.

A decisão de escalonar o início do atendimento presencial nas escolas é uma forma de avaliar aos poucos a retomada e fazer ajustes no processo. Além disso, em razão da necessidade de manter distância de 1,5m entre uma criança e outra em sala de aula, as turmas serão divididas em grupos menores para permitir este distanciamento. Consequentemente, não será possível atender, neste momento, a todas as turmas da Educação Infantil, uma vez que é preciso ocupar mais salas de aula com menos crianças para garantir a distância entre elas. Ou seja, não há salas de aula em número suficiente para atender a todos os alunos de todas as turmas mantendo o distanciamento exigido. 

Na Emef Santo André, os alunos foram recebidos com balões e cartazes de boas-vindas. Para manter os cuidados, todos que entram na escola têm a temperatura aferida e devem higienizar as mãos com álcool em gel. Segundo a vice-diretora da Emef, Márcia Antoniazzi Finkler, a escola estava na expectativa de voltar e tudo foi organizado para que as crianças fossem recebidas com segurança e carinho.

“Ficamos felizes que conseguimos voltar com as aulas presenciais porque o ensino à distância não atende todos os alunos. Às vezes as famílias não conseguem dar a assistência necessária para aprendizagem e por isso é importante a figura da escola. Seguindo os protocolos e contando com a ajuda das famílias, acredito que teremos um retorno positivo”, falou Márcia. 

Com o caderno enfeitado e olhar atento, a aluna Maria Eduarda Gall, de sete anos, acompanhava os ensinamentos da professora Daniela Giovanella. “Eu queria muito ver como estava a escola, encontrar com os meus colegas e ver a professora”, falou Maria, que faz parte do 2° ano do Ensino Fundamental da Emef Santo André. 

Na próxima segunda-feira (3), está marcado o retorno das turmas de 3º a 9º Ano do Ensino Fundamental. Neste caso, as aulas serão em apenas um turno de 4 horas, de segunda a sexta-feira. Para atender as duas partes da turma, as aulas serão uma semana presencial e outra em casa.

É importante ressaltar que a participação presencial da aula não é obrigatória, e as famílias podem optar entre enviar a criança para a escola ou mantê-la em atividade à distância. Tanto em um caso quanto no outro é necessário assinar autorização expressa para a escola.

Confira o cronograma de volta às aulas na rede municipal de Lajeado:

Quinta-feira (29) 

– Retorno das turmas de 3 a 5 anos (C, D e E) da Educação Infantil atendidas em Emeis

O atendimento é apenas um turno de 5 horas: pela manhã das 7h às 12h ou à tarde das 13h às 18h (cada aluno só terá um turno de aula). As atividades presenciais serão de segunda a sexta-feira, todos os dias, todas as semanas.

– Retorno das turmas de 4 e 5 anos (D e E) da Educação Infantil atendidas em Emefs

As aulas são em apenas um turno de 4 horas: pela manhã ou à tarde (cada aluno só terá um turno de aula). As aulas presenciais serão de segunda a sexta-feira, uma semana presencial e a outra semana em casa (para que a outra parte da turma tenha aula presencial). 

– Retorno das turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental

As aulas são em apenas um turno de 4 horas. As aulas presenciais serão de segunda a sexta-feira, uma semana presencial e a outra semana em casa (para que a outra parte da turma tenha aula presencial). 

Segunda-feira (3)

– Retorno das turmas de 3º a 9º Ano do Ensino Fundamental

As aulas serão em apenas um turno de 4 horas. As aulas presenciais serão de segunda a sexta-feira, uma semana presencial e a outra semana em casa (para que a outra parte da turma tenha aula presencial).

Obs.: Não há, neste momento, previsão do retorno das turmas de berçário e de alunos de 1 a 2 anos nas Emeis. Na medida em que novas readequações forem feitas, será possível ampliar este atendimento aos poucos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui