Aumento de casos da covid na Europa: médico pneumologista analisa possível reflexo no Brasil

Atividade agressiva da variante Gama no início do ano pode ter deixado a imunidade da população brasileira mais forte, diz Cláudio Klein


0
Médico pneumologista Cláudio Klein (Foto: Rodrigo Gallas)

Em sua participação no programa Acorda Rio Grande desta quinta-feira (18), o secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein analisa o aumento de casos da covid-19 na Europa. Para ele, é possível que este aumento reflita no Brasil. Assim como em outros momentos da pandemia, o que aconteceu no velho continente, foi semelhante, posteriormente, no Brasil.

No entanto, pondera que as variantes, que contaminaram de forma intensa a população, foram diferentes. Na Europa, a Delta chegou à população no fim do verão de 2020. Já no Brasil, a variante de Manaus, conhecida agora como “Gama”, atingiu os brasileiros em janeiro, fevereiro e março de 2021.

De acordo com o médico pneumologista, como a Gama foi mais agressiva, é possível que a imunidade dos habitantes do maior país da América do Sul seja mais forte, o que não resultará, desta forma, no aumento expressivo de casos. Segundo Klein, estima-se que cerca de 90% dos novos casos na Europa sejam da Delta.

“São interrogações que vamos ter que lidar nas próximas semanas”, finaliza.

 

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui