UPA de Lajeado é selecionada para participar de programa do Ministério da Saúde


0
Foto: Lucas Wendt

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado está entre as unidades de todo o país selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar de um programa de qualificação no atendimento às urgências cardiovasculares.

Atualmente existem cerca de 1,2 mil UPAs em todo o Brasil, e a de Lajeado está entre as que foram selecionadas para a iniciativa a partir dos bons resultados obtidos de qualidade nas avaliações do Ministério da Saúde e do Estado. O projeto é uma parceria do Governo Federal com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, que acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com acompanhamento de 13 meses nas unidades selecionadas.

O projeto prevê apoio à implementação de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares. Serão disponibilizados eletrocardiógrafos às UPAs de todo o Brasil, equipamentos que estarão conectados com o HCor, sendo interativos, de forma que os exames e diagnósticos possam ser realizados em conjunto pelas equipes das UPAs locais e do Hospital do Coração, além da adoção de diretrizes assistenciais na linha da cardiologia. Em outubro foi realizada a coleta dos dados sobre os atendimentos na área e fornecidas informações ao HCor sobre como acontecem os atendimentos nos casos de urgência e emergência cardiovasculares na Unidade de Lajeado.

Em novembro a equipe do HCor estará na UPA para instalar o equipamento, previsto para acontecer no fim do mês, ao mesmo tempo que serão realizados treinamentos com a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Outros quatro momentos até o fim do ano estão previstos para a sequência dos treinamentos. AI/LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui