Autor de projeto quer pagamento do 14º salário a aposentados até maio de 2022

Deputado gaúcho Pompeo de Mattos afirma que idosos merecem compensação devido à pandemia


0
Foto: Divulgação

A pandemia de covid-19 fez com que diversos aposentados e pensionistas do INSS passassem a sustentar suas famílias. A perda de emprego e renda por parte dos brasileiros forçou os idosos a utilizar seus rendimentos na manutenção da casa. Esta é a principal justificativa do deputado federal do PDT do Rio Grande do Sul, Pompeo de Mattos, para a elaboração do projeto que cria o 14º salário para os segurados do INSS. Ele concedeu entrevista ao programa Encontro Maior da Rádio do Vale e afirmou que seria uma compensação justa aos aposentados.


ouça a entrevista

 


A ideia inicial era que o pagamento fosse feito em 2021 e 2022. No entanto, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados ampliou o benefício para três anos. A matéria segue em análise na Comissão de Finanças e Tributação.

Pompeo de Mattos entende que o ideal seria fazer o pagamento do 14º salário até maio do próximo ano, já que a data marcaria um ano do adiantamento do 13º de 2021.

O projeto estipula que os aposentados que recebem um salário mínimo sejam contemplados com a integralidade de mais um benefício. Os demais ganhariam o 14º de forma proporcional até um limite de dois salários mínimos. GL

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui