Ave silvestre com patas fraturadas resgatada em Lajeado foi enviada para atendimento especializado em Porto Alegre

Bióloga da Secretaria do Meio Ambiente diz que é comum avistar animais silvestres nesta época do ano e recomenda atenção aos motoristas


0
Ave silvestre com as duas patas fraturadas é um frango d'água azul (Foto: divulgação)

A ave silvestre com as duas patas fraturadas resgatada na tarde deste domingo (3) pelo Corpo de Bombeiros  às margens da BR-386, em Lajeado, foi encaminhada a um hospital veterinário de Porto Alegre para procedimento cirúrgico. Após o resgate, o animal foi levado à Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado para os devidos cuidados e posteriormente à capital.

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, diz que a ave foi é um frango d’água azul, comum nesta época do ano. “É comum em áreas alagadas neste período. A gente pede para as pessoas que trafegam que tenham cuidado redobrado porque a fauna está mais ativa agora”, ressalta.

Além do cuidado redobrado nesse período nas vias urbanas, ela pede para que as pessoas busquem orientação da Sema em caso de avistar animais silvestres em situação de risco. “Animais de maior porte podem causar acidente mais sério. Se o animal estiver machucado ou correndo perigo a pessoa pode nos ligar e vamos orientar qual a melhor forma de proceder”, comenta. Em casos de finais de semana e feriados a orientação é o Corpo de Bombeiros.

Conforme a bióloga a hipótese é que a ave resgatada tenha sido vítima de um atropelamento. “Possivelmente foi um atropelamento. Muitos animais não conseguem retornar para a natureza após uma cirurgia, mas a tentativa é sempre fazer a recuperação deles”, explica.

Texto: Caroline Silva
jormalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui