Avião com 22,8 mil doses da Coronavac chega no RS

Outras 413 mil doses da AstraZeneca devem chegar neste domingo


0
Doses da Coronavac estão armazenadas em Porto Alegre (Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini)

O governo do Rio Grande do Sul confirmou a chegada de um novo lote de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o governo estadual, 22.800 doses da Coronavac chegaram em Porto Alegre, na manhã deste sábado (1º). A escolta e a segurança dos imunizantes foram realizadas pela Polícia Federal (PF). As doses foram recebidas no Aeroporto Salgado Filho e entregues no Centro de Distribuição da Secretaria de Saúde do Estado.

No Brasil, são 420 mil doses da vacina do Butantan entregues neste sábado pelo Ministério da Saúde. Nesta sexta (30), outras 7.200 doses da Coronavac chegaram ao Rio Grande do Sul e ficaram armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Elas deverão ser distribuídas na próxima semana junto com a remessa que chegou neste sábado.

Nessa sexta-feira (30), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou que o Estado receberia mais 436,5 mil vacinas neste fim de semana. Além das 22,8 mil da Coronavac já entregues, a expectativa é que as 413.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz cheguem neste domingo (2).

Segundo a SES, as vacinas da AstraZeneca devem ser destinadas para avançar na imunização de pessoas com comorbidades, enquanto a remessa da Coronavac deve ser utilizada para completar o esquema vacinal de quem já havia tomado a primeira dose.

Mesmo com novos carregamentos de vacinas chegando ao Rio Grande do Sul, o Estado irá iniciar a próxima semana precisando de 434.710 doses de Coronavac para completar a imunização de idosos. A segunda dose deveria ser tomada de três a quatro semanas após a primeira.

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação da segunda dose de Coronavac mesmo após o período de quatro semanas. A Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre garantem a segunda dose a todos aqueles que estejam com o cronograma atrasado.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui