Baixo nível do Rio Taquari causa desabastecimento de água em Lajeado

Serviço da Corsan está prejudicado em 40%, o que provocará a falta de água em vários bairros


1

Conforme informações da Corsan de Lajeado, a unidade local enfrenta um problema operacional junto ao sistema de tratamento de água, devido ao baixo nível do Rio Taquari. Conforme o gestor da Corsan de Lajeado, Alexander Pacico, isso ocorre devido a um trabalho que está sendo feito por uma empresa terceirizada, que faz obras na Barragem de Bom Retiro do Sul. “O trabalho é feito sem qualquer tipo de acompanhamento. Abriram as comportas, o que determinou que os níveis ficassem extremamente baixos, causando problemas na operação”, explica Pacico.

Pacico informa que a unidade de Lajeado opera com dois equipamentos (recalques) – um deles novo e outro mais antigo – que permitem captar do Taquari, 320 litros de água por segundo. Neste sábado, um destes equipamentos precisou ser desligado devido ao baixo do nível; e a vasão passou para 220 litros. “Isso representa uma redução considerável de cerca de 40%, o que provoca o desabastecimento já a partir da tarde deste sábado, e possivelmente no domingo. O sistema leva várias horas para se recuperar, por isso, alertamos que a Corsan está com dificuldade operacional ocasionada pela abertura das comportas sem o conhecimento da unidade”, afirma Pacico.

Texto: Rita de Cássia

redacao@independente.com.br

 


1 comentário

  1. Como fazem uma manutenção nas comporta da barragem sem comunicação com a sociedade e o departamento da Corsan,acho isso um descaso com quem utiliza e depende desta água .cadê os setores de fiscalização,tão aonde .

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui