Berçários de 11 Emeis de Lajeado retomam seus atendimentos nesta terça-feira; veja quais

Turmas não estavam sendo atendidas desde o início da pandemia em razão da dificuldade de manter os protocolos obrigatórios contra a covid-19 e da falta de profissionais da educação para a retomada


0
Secretária da Educação, Adriana Vettorello (Foto: Caroline Silva)

Uma boa notícia para as famílias de crianças das turmas de berçário de Lajeado. O prefeito Marcelo Caumo informou nesta quinta-feira (16) o retorno do atendimento das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) aos bebês, entre 4 a 11 meses, a partir da próxima terça-feira (21). Essas turmas não estavam sendo atendidas desde o início da pandemia em razão da dificuldade de manter os protocolos obrigatórios contra a covid-19 e da falta de profissionais da educação para a retomada.

A secretária da Educação, Adriana Vettorello, explica que das 14 Emeis que têm berçário no município, 11 retornarão em horário integral, funcionando das 6h30 às 18h30. “Hoje fechamos o quadro e fizemos todos os ajustes necessários, ampliação de carga horaria, e com a busca de estagiários, conseguimos efetuar o retorno dessas 11 Emeis”, conta.

A titular da pasta fala que a principal dificuldade foi de encontrar profissionais para completar o quadro de professores e monitores. “A secretaria vinha buscando o fechamento do quadro pessoal. As pessoas que trabalhavam no berçário vinham atendendo as turmas A e B. Então, até a gente chamar esses contratos emergenciais e monitores, para suprir as licenças de saúde, essas professoras de berçário foram ficando livre e nos acenaram essa possibilidade de retorno”, diz.

Adriana ressalta que o quadro de funcionário dessas escolas ainda não está completo, e que mesmo sem uma previsão, seguem trabalhando de forma intensa na busca de mais monitoras e professoras para em breve poder estar atendo as demais turmas. “Nós estamos junto com as direções vendo sempre possibilidades, buscando todas as alternativas possíveis para que a gente feche esses quadros. A temática maior da educação não tem sido outra a não ser organizar esses quadros”, frisa.

Veja quais serão as Emeis que retornarão com o berçário em turno integral:

– Cantinho da Alegria – Bairro Universitário
– Cantinho Mágico – Bairro Santo Antônio
– Criança Esperança – Bairro Conservas
– Entre Amiguinhos – Bairro São Cristóvão
– Jeito de Criança – Bairro Moinhos d’Água
– Mundo Encantado – Bairro Morro 25
– Mundo Mágico – Bairro das Nações
– Primeiros Passos – Bairro Centenário
– Risque e Rabisque – Bairro Centro
– Sabor de Infância – Bairro Igrejinha
– Fazendo Arte – Bairro Florestal

Emei que retornará no turno da manhã:

– Criança Feliz – Bairro Campestre

Não retornarão neste momento as Emeis:

– SER – Santo Antônio
– Recanto Infantil – Bairro Moinhos

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui