Biblioteca Pública João Frederico Schaan reabre nesta quarta-feira em Lajeado

Espaço perdeu cerca de 10 mil livros na enchente de maio e deflagrou campanha para repor acervo


0
Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Talita Fracalossi e coordenadora da biblioteca Kelen Giongo (Foto: Luís Fernando Wagner)

A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan reabriu na manhã desta quarta-feira (12). Desde o início de maio, a repartição esteve fechada, após ser atingida pela enchente, pela primeira vez em sua história. De acordo com a coordenadora da Biblioteca Kelen Giongo, cerca de 10 mil livros (30% do acervo) foram perdidos. As obras que restaram intactas passaram por nova catalogação e o espaço também foi reformado para a reabertura.

Além dos livros, a biblioteca também perdeu na cheia mobiliário e material de expediente. O acervo remanescente foi inventariado pela equipe da biblioteca pode ser conferido no site da biblioteca.

A Biblioteca João Frederico Schaan fica na rua Júlio de Castilhos, 411, e o horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e na sexta-feira, das 8h às 14h. Os livros emprestados anteriormente pela biblioteca foram renovados automaticamente até 21 de junho. Os leitores podem desconsiderar caso tenham recebido algum e-mail informado atraso na devolução.

Campanha de doação de livros

Para recompor o acervo, uma campanha de doações de exemplares perdidos está sendo realizada. Veja a lista de gêneros abaixo. As doações podem ser entregues no prédio da Biblioteca. “É importante explicar que todo o nosso arquivo histórico foi preservado, porque estava no segundo piso, onde a água não chegou. As obras que perdemos, no térreo, são basicamente dos segmentos, espírita, de autoajuda e infantil. Por isso, pedimos que as pessoas doem livros deste segmentos, que são aqueles que estamos precisando”, frisa a coordenadora da biblioteca Kelen Giongo. Interessados em doar livros destes gêneros devem levá-los até a biblioteca, em horário de expediente.

Lista de necessidades da biblioteca:
– Infantil
– Infantojuvenil
– Espiritismo
– Psicologia
– Autoajuda
– Literatura norte-americana, canadense, inglesa, australiana, escocesa, neozelandesa, alemã, russa, suíça, holandesa, sueca, belga, dinamarquesa, norueguesa, francesa, italiana, espanhola, argentina, portuguesa, brasileira, árabe (Oriente Médio), húngara, turca, cipriota, japonesa, chinesa, singapurense, africana, nigeriana, angolana e moçambicana
– Quadrinhos (HQs)

Para mais informações, os interessados em realizar doações podem contatar a biblioteca pelo telefone (51) 3982-1087.

Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui