Bicicletas elétricas batem recorde de vendas no Brasil em 2021

Mesmo ainda sem os números de novembro e dezembro, resultado do setor já superou todo o ano de 2020, o auge histórico até então. Empresários esperam fechar 2021 com alta de 34%


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Foto: Divulgação / Caloi

As bicicletas elétricas bateram seu venda recorde no Brasil em 2021 antes mesmo do final do ano. Dados obtidos pelo site g1 com a Aliança Bike, associação brasileira de empresas do setor de bicicletas, mostram que 35.722 unidades do veículo foram comercializadas de janeiro a outubro.

Esse número já é maior que o do ano inteiro de 2020, quando 32.110 bikes elétricas foram vendidas — auge histórico até então. Faltando ainda contabilizar os meses de novembro e dezembro, a entidade prevê que o ano termine com 43 mil unidades comercializadas, o que vai representar um aumento de 34% em relação a 2020. Para a Aliança, muito do crescimento do setor ocorre de forma orgânica. “A bicicleta elétrica vem vencendo a desinformação, e mais empresas estão ofertando modelos”, explica Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike.

A maioria é importada, mas a produção nacional também cresce. Apesar de estar em alta, ainda há muito espaço para crescimento das bicicletas elétricas, segundo os empresários do setor. “Percentualmente, ainda é muito pequeno, cerca de 1% do total [de bicicletas]. Estamos muito aquém do potencial”, afirma Guth.

Edução nacional aumenta

Além do aumento das vendas, a montagem local desses veículos tem crescido em relação às importações. A produção nacional correspondia a 45,5% no total de vendas em 2016, e subiu para 60% em 2021. Um dos motivos para essa mudança foi o investimento de marcas consolidadas no mercado de bicicletas e a redução da tributação de diversos componentes, segundo a Aliança Bike. “Para se ter uma ideia, ao importar uma bike elétrica inteira paga-se 18% de imposto de importação”, disse Guth. “Importando os componentes, a alíquota é menor: para alguns é de 14,4%; e (para) câmbios e cassetes, que não têm fabricação no Brasil, a alíquota é de 0%. Para quem tem volume, montar aqui no Brasil vai se tornando cada dia mais vantajoso.” Os modelos montados no Brasil podem ter um alto grau de nacionalização, com materiais produzidos no país, ou serem feitos a partir de peças importadas. É um processo semelhante ao que acontece com a indústria de motocicletas.

Fonte: O Sul

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