Boletim aponta predomínio de mais de 90% da variante de Manaus da Covid no RS

Foram analisadas 516 amostras de 112 municípios gaúchos, sendo que em 91% dos exames o resultado foi indicativo para essa linhagem


0

O novo boletim genômico do coronavírus, publicado nesta quarta-feira pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), aponta para o predomínio da variante P.1, conhecida como variante de Manaus, no Rio Grande do Sul. Foram analisadas 516 amostras de 112 municípios gaúchos, sendo que em 91% dos exames o resultado foi indicativo para essa linhagem.

Desde a primeira detecção da variante P.1 no Estado, ocorrida em janeiro deste ano, esse tipo de mutação do SARS-CoV-2 aumentou sua proporção entre as amostras sequenciadas. Todas as 161 amostras coletas em maio deram resultado para a P.1, assim como 244 das 246 (99%) que foram coletadas em abril. Esse novo boletim trouxe uma análise diferente dos anteriores.

De acordo com o documento, não foram incluídos nesta edição os resultados de sequenciamentos completos, que são realizados na Fiocruz no Rio de Janeiro. Pela importância de acompanhar a ocorrência dessas variantes, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) e o Laboratório Central do Estado (Lacen) implementaram um novo teste que, segundo o grupo técnico, possui resultados mais rápidos e com menor custo.

Fonte: Correio do Povo


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui